Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr

A nuvem do não saber - Escrito anônimo Sec. XIV.



Só poderemos compreender Deus com o afeto do nosso coração. O conhecimento intelectual não é capaz disso. Este é o eterno e maravilhoso milagre do amor, que jamais terá fim. A experiência deste milagre representa felicidade sem fim, sendo que o seu oposto representa eterno sofrimento.

EXERCÍCIO PARA COMPREENDER DEUS

Eleve o seu coração para Deus com um humilde impulso de amor, e tome Ele mesmo como seu objetivo e não como qualquer um dos seus bens.

No início desse exercício, tudo o que você encontra é escuridão, uma espécie de nuvem do “não saber”; você não sabe dizer o que é, exceto que você sente, através da sua vontade*, um simples desejo de alcançar Deus. Comece a descansar nessa escuridão quanto você puder, gritando sempre por Ele, a quem você ama.

É de todos os exercícios o mais curto possível, Dura um átomo de tempo. Este é o tempo do qual está escrito: Foi lhe dado todo o tempo, e lhe será perguntado de que modo você o empregou. Portanto, organize bem o seu tempo e a forma como o utiliza. Nada é mais precioso do que o tempo. Uma pequena partícula de tempo, por menor que seja, é preciosa, pois devido a ela o céu pode ser ganho ou perdido. Deus é o doador do tempo. O tempo é feito para o homem e não o homem para o tempo. No dia do julgamento o homem não terá desculpa diante de Deus no momento de prestar contas do emprego do seu tempo.

Este é o exercício no qual o homem teria persistido, caso não tivesse pecado. O homem foi feito para este trabalho e todas as outras coisas para seu próprio bem, a fim de ajudá-lo a prosseguir nisso. Perseverando neste exercício, o homem vai elevar-se continuamente para o Alto e cada vez mais alto, afastando-se do pecado e chegando cada vez mais perto de Deus.

Ajude-me, pelo amor de Deus!

Isto está muito bem dito. Pois é no amor de Jesus que se encontra toda a ajuda. O amor é tão poderoso que realiza o aparentemente impossível. Ame a Jesus e tudo o que Ele tem será seu. Pela sua divindade, Ele é o criador e o doador do tempo. Pela sua humanidade, Ele é verdadeiramente o guardião do tempo. E pela sua divindade e humanidade juntas, Ele é o mais verdadeiro dos juízes e o contabilista mais fiel do emprego do tempo. Ligue-se, portanto, a Ele pelo amor e pela fé. Em virtude desse laço, você será um sócio regular dele e de todos os que se encontram tão bem ligados a Ele pelo amor: de Nossa Senhora, a Virgem Maria, de todos os anjos e de todos os santos do céu e da terra.

* A vontade é o principal poder ativo da alma (das potências da alma).
(Coleção “a oração dos pobres”, 7ª edição, 2010, Paulus)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

As três ilhôas de José Guimarães.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.