Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
O Projeto Partilha mantêm em seus arquivos o seguinte documento:
Escriptura de compra e venda que fazem DOMICIANO FERREIRA DA LUZ e sua mulher dona MARIA VITALLINA DA LUZ (ilegível) Jozé Martins de Andrade.
Saibaão quantos este publico instrumento de escriptura de compra e venda ou como em direito milhor nome e lugar haja virem que vendo no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de mil oitocentos e concoenta e nove trigésimo sétimo da Independencia e do Império do Brazil aos cinco dias do mez do dito ano nesta Freguesia do Carmo da Caxoeira Termo da Villa de Lavras Comarca do Rio Verde em cazas de morada dos obtorgantes vendedores comparecerão partes havidas contratadas de huma como outorgantes vendedores os senhores Joaquim Vilella, digo senhores DOMICIANO DA FERREIRA DA LUZ, e sua mulher dona Maria Vitallina da Luz e de outro como obtorgante comprador o senhor JOSÉ MARTINS DE ANDRADE todos de mim conhecidos pellos próprios de que tracto e dou fé, e pelos obtorgantes vendedores me foi dito em preseça das testemunhas abaxo assignadas de mim reconhecidas que são senhores e possuidores de uma sorte de terras que compoem de capoeiras e campos na FAZENDA DO RIO DO PEIXE deste mesmo termo as quais parte houverão por herança de seus finados pais DOMINGOS FERREIRA AMARAL, e dona THEREZA CÂNDIDA FIDELLIS DA LUZ das quais partes a venderão e como de facto vendido tinhão o campo de doze alqueires ao obtorgante comprador pello preço e quantia de ceiscentos mil réis que receberão ao fazer desta e estando prezente o obtorgante comprador mostrou (ilegível) tallão que apprezenta (ilegível) os direitos nacionais da quantia acima a mencionada a qual do theor siguinte (a partir daqui não há mais condições de leitura e transcrição, dada ao envelhecimento do referido documento).
Cf. Projeto Compartilhar 3.
Inventário Antonio Rodrigues Silvério - capitão.
PROJETO COMPARTILHAR 3.
JOANA IZIDORA NOGUEIRA - 1805.