Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Enquanto grupos locais, e de outras paragens buscam informações, PAULINHO PERUCA - Paulo Alves Costa, pai de JOÃO PAULO ALVES COSTA, produtor do CD comemorativo do Sesquicentenário da Paróquia, visita, diariamente. casas. Faz isto em função de sua profissão. Aqui, em Cachoeira se diz "bombeiro", para se referir ao profissional em hidráulica. Seu ramo: hidráulica e calhas. Não há quem não conheça o PAULINO PERUCA em Cachoeira. Gente boa, gente que faz.
Vamos conhecer gente do passado da terra de PAULINHO PERUCA e, para isso, socorrer-se daquilo que se tem em mãos. São raríssimos os documentos, no entanto, temos a convicção de que outros virão. É só não desistir. Persistir sempre. O que temos agora e que pode nos abrir algumas janelas (senão portas). O inventário da madrinha de MANOEL, filho de JOAQUINA e neto de MANOEL ANTONIO RATES (RATTES), no ano de 1826. Lá está escrito,fls.62, em DÍVIDAS PASSIVAS:
REGISTRO DE CABO VERDE por quintos..........21$9000. Era, pelo menos uma passagem por ele utilizada.
Vamos saber que amigos ele tinha na Capela de Nossa Senhora do Rosário de Cabo Verde, existente a partir de 1766. Vamos nos lembrar da carta de Bartolomeu Bueno do Prado em 1759, e a disputa existe nos limites territoriais.
Alguns, para se referirem as origens do local, falam nos irmãos Veríssimo de Carvalho, outros referem-se a lenda do cabo da enxada.
O que temos oficial, no entanto, é a figura de seu Barão. O BARÃO DE CABO VERDE, onde existia uma passagem onde se cobrava o quinto - O REGISTRO DE CABO VERDE, utilizado por Francisco de Oliveira Galante, e onde, por ocasião de sua morte, havia uma dívida de 21$900.
BARÃO DE CABO VERDE - tenente coronel Luís Antonio de MORAES Navarro.
Lembrando que o CORONEL Carlos de Moraes Navarro, segundo a genealogia paulistana de Silva Leme, foi casado com a filha de ANTÔNIO RAPOSO TAVARES com dona Beatriz Furtado de Mendonça, segundo se pode ler na Revista da ABRASP para o ano de 1999. O coronel Carlos e dona Beatriz foram pais de, pelo menos, 5 filhos, sendo um deles, o pioneiro do "Arraial dos Raposos" o capitão mor PEDRO DE MORAES NAVARRO. Foi ele AUTORIDADE/ Superintendente nomeado pelo governador da Capitania do Rio de Janeiro e São Paulo, Artur de Sá e Menezes, em oito de fevereiro de hum mil setecentos e oito, no Distrito do Rio das Mortes. Pedro foi casado com dona Ana Moreira de Godói (Godoy), filha de Gaspar de Godói (Godoy) Moreira (Sesmaria em 1711. Cf. em "As Minas e os currais", JOÃO DE GODOY MOREIRA, casado com EUFENIA DA COSTA). Lembrando também que, dona Caterina de Mendonça era cunhada de JOÃO DE GODOY MOREIRA.
O capitão mor João Pedro era irmão, entre outras de dona Francisca de Macedo de Moraes, ma~e de dona TERESA DE MORAES que foi casada em 1707, na FAMÍLIA PORTUGUESA "DO VALLE", ou seja, com André do Vale Ribeiro. Como temos estudado, dona Teresa e André foram pais de dona ÂNGELA DE MORAES RIBEIRO (Ribeira), casada com JOSÉ GOMES BRANQUINHO, pais de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, da Fazenda da Boa Vista, sede do Distrito da Boa Vista, município de Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes.
Cf. Cabo Verde (Minas Gerais) - Wikipédia, a enciclopedia livre - Windows Internet Explorer
AMANTE DA ROSA.
Brasil. Arraial de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Verde, ano de 1762. No século XX, a moradora, dona Bilula, como era conhecida dona MARIA DO CARMO ORNELAS, demonstra sua grande paixão - sua cidade. A contida e apaixonante paixão explode através da letra e música do Hino dedicado a sua terra natal. Na singela letra do Hino, dona Bilula, preserva o termo "ASSUNÇÃO", de Nossa Senhora e do Ribeirão existente, e posteriormente denominado no local - Ribeirão Assunção. De Nossa Senhora, e de outras histórias.
Cf. no site Hino do Município de Cabo Verde( Minas Gerais) - Wikisource
em, pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_município ...
Um amanhã que nunca chega
Uma gota de chuva que caiu
Um sentimento que ruiu
Duas metades de um coração
Um pedaço de sentimento
Um nada no meio vazio
Uma gota miudinha de esperança
Uma fina luz que rasga o escuro
É a palavra de São Valentim
É a palavra do Amor!
CABO VERDE de mãos dadas: a de aquém mar, e
a de além mar.
Ambas no Planeta Terra.
Tendo como Municípios limítrofes, Caconde, Divisa Nova, Muzambinho, Monte Belo e Areado, CABO VERDE pertence as Bacias do Rio Grande e a do Rio Pardo.
Cf. - www.descubraminas.com.br - Windows Internet Explorer
Veja, na de número 1, a geração de alguns portugueses com ligações em famílias presentes na região, motivo de nossas buscas por Manoel Antonio Rates (Rattes) Resumo dos artigos da Revista ano de 1994, em:
www.asbrap.org.br/publicacao/revista
estamos a procura de parentesco.
meu pai de nome Apolonio Alves da Costa nascido no Piauí nascido em 15 de junho de 1928 e esposa Francisca Jordão de Fariaz da Costa , nascida em Lavras Ceará .
Pai Antonio Alves da costa e Giminiana Alves da Costa.
Procuramos seus irmaõs.
Roseli Alves da Costa Santos facebook Roseli Santos, email roseliacs_@hotmail.com.
Face: Carlla Taciianne
Meu face: Carlla Taciianne
Meu face: Carlla Taciianne
Muito obrigada ❤️
Sou neto de Maria de Loudes Alves da Costa e Geraldo Serafim.
Se houver algum parente distante se apresente, pois estou montando minha árvore genealógica.
Att
Luciano Aparecido dos Santos
lucassantosipb78@gmail.com