Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Cf. em duas páginas disponibilizadas pelo Projeto Compartilhar:
*Maria Teresa Villela.
e
*tenente Francisco Inácio de Souza.
"João Floriano Nogueira, morador na Freguesia do Carmo da Cachoeira aparece com testemunha em 23/06/1873", quando Martiniano Xavier de Mesquita e sua mulher Francisca Zeferina de Mesquita, "nesta Freguesia da Cachoeira do Carmo, em casa de morada do cidadão João Jacob Nestle, o constitui seus procuradores. Entre as testemunhas presentes estão o Rvmo. Joaquim Antonio de Resende e Adão Pereira Lagos, moradores nesta Freguesia de Cachoeira".
Em nossas anotações, para efeito de estudo, encontra-se a seguinte:
José Pedro Ferreira, casado com Sabina Amélia de Araújo, pais de Flausino de Araújo Ferreira (ou Eufrosino), casado com Inocência Villas Bôas. Dona Inocência é descendente da família de José Soares da Costa.
Fonte: Revista do Arquivo Públic Mineiro. Volume I. 1911. p.151.
Cf. Uma genealogia de Minas Gerais - Windows Internet Explorer
http://gui.hen.sites.vol.br/ata_fundacao.htm
Entre seus filhos, João Ribeiro de Rezende casou-se duas vezes. A primeira com dona Maria Jesuína Vilela ou Maria Jacinta Vilela, conforme óbito aparece no óbito do primeiro marido. Viúva casou-se com Francisco Antonio dos Reis.
*Constitui procuração dem Dores da Boa Esperança, Termo de Três Pontas, Comarca do Rio Verde, no inventário de dona Leonor Felizarda de Barros, casada com Inacio Pereira Goularte.
* Foi inventariante de JOSÉ SOARES DA COSTA, filho de Bento Soares da Costa e Emerenciana Rosa. Inv. 1821. "Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar João Ribeiro de Rezende, em segundo o ten. coronel Geraldo Ribeiro de Rezende". Lembrando que o ten. cor, Geraldo (batizado em 13/03/1804 em Lagoa Dourada, casou-se com Maria Ângela Gonçalves). Era irmão de João Ribeiro de Rezende, ambos filhos de Joaquim Fernandes e de dona Jacinta Ponciana.
Cf. Projeto Compartilhar e o Genealogista José Guimarães.
Inventário: Fazenda das Abelhas. Freguesia de Carmo da Cachoeira. Termo de Lavras. Comarca do Rio Verde. Inventário: 1862. Deixa Viúvo Severino Ribeiro de Rezende, filho de Joaquim Fernandes e Jacinta Ponciana.
Segundo casamento de Severino Ribeiro de Rezende em9-9-1867 com sua sobrinha Jacinta Ponciana de Rezende, filha de seu irmão Capitão Antônio Abdenago de Rezende e Purcina Cândida de Figueiredo ou Purcina Ponciana), filha de Antônio Alves de Figueiredo e de Cândida Nicésia Branquinho (segundo Mons. Lefort).
Mariana Severina de Rezende, filha do primeiro casamento de Severino com dona Inácia Constância (segundo José Guimarães) e nos documentos apresentados pelo Projeto Compartilhar Inácia Leopoldina da Costa, foi casada com Maximiano Severo da Silva.
Igrejinha, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil - Fotos: Igrejinha ...
www.glosk.com/BR/.....