"Dona Zilá proseava com a irmã Maria Teresa dos Reis, conhecida como Bahia. As duas simpáticas senhoras esbanjavam carisma do auge dos 88 e 86 anos, respectivamente. Coincidentemente, Zilá relatou ter feito o retrato falado que inspirou a pintura de um dos quadros que havíamos visto na igreja. Ouvindo seu relato, parecia que estávamos voltando no tempo e viajando para dentro da grandes fazendas históricas que tínhamos avistado na estrada. "
Este é um trecho da descrição da visita que o pessoal da Expedição do Patrimônio Vivo fez a cidade de Carmo da Cachoeira, dentro da segunda etapa de seu percurso. O foco é o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D'Água, da qual a cidade faz parte.
Comentários
"Domingos Alves Teixeira, morador da Freguesia da Cachoeira, Termo de Lavras do Funil e Comarca do Sapucahy vende na Fazenda do Salto desta mesma freguesia, o pasto D´ANGOLA".
"Honze dias do mez de dezembro de 1881 nesta Freguesia do Carmo da Cachoeira em a IGREJA MATRIZ reunido, Presidente Antonio Dias Pereira de Oliveira, mesários José Vilella de Rezende, Estevão Ribeiro de Rezende, João Baptista Pereira Pinto e José Esteves dos Reis Silva. Pela chamada de alistamento foi remetida pelo doctor Juiz de Direito por este décimo terceiro districto, que faltou: Francisco Augusto de Figueiredo; Francisco Alves da Costa; Lúcio Bernardes da Costa; Marciano Florêncio Pereira; Severo Augusto da Costa; Joaquim Pedro de Rezende; Theodoro Antonio Naves; Francisco de Paula Silva; Joaquim Bernardes da Costa Junqueira; Joaquim Bonifácio Baptista e Marciano José da Costa. Eu, Modesto J. Pereira, escrivão de Paz.
"Em 1880, a filha MARTA, está emancipada, os órfãos de JOÃO HERMENEGILDO VILELA vivem em Lavras em companhia de sua mãe que passou a segundas núpcias com JOSÉ ALVES TAVEIRA, na Fazenda dos Ferros, CACHOEIRA DOS RATES, Termo da cidade de Lavras".
Vejam em PROJETO COMPARTILHAR:
*Antonio de Salles Cardoso e Ordália Alexandrina Pinto;
*Joaquim Manoel Villela e Ana Carolina Reis.