Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Cândida Bernardina de Andrade, moradora na Fazenda do Atalho, Termo de Espírito Santo da Varginha e Comarca de Três Pontas, tendo como vendedor ANTONIO FERREIRA DE AQUINO e sua mulher Mariana Gabriela Junqueira e como comprador Thobias de Andrade Junqueira vendem bens herdados de Cândida Nicézia Junqueira por falecimento do major Gabriel José Junqueira. Declaração: "os outorgantes que hoverão por compra feita a Cândida Nicézia por escritura pública passada a dose de fevereiro do corrente ano nas notas do escrivão do Juizo de Paz de Três Corações do Rio Verde. Foi me presente o tallão de novos e velhos direitos sob o n. 59 passado na Colletoria da Cidade de Campanha, em data de abril do corrente anno. Testemunhas: Doctor Manoel Eustáquio Martins de Andrade e Evaristo Gomes de Paiva".
em http://lidbigi.unicamp.br/documents/?code=... ... ...
A Figura - 14, p.231 é realmente muito interessante. Cheguei a ver e estudar este material, quando da visita ao Acervo do Centro Campanhense Monsenhor Lefort - Campanha, Minas Gerais. Entre os mapas apresentados pela mestranda, o do Desdobramento de Municípios Mineiros a partir da criação, em 1711, do Município de Vila Rica. Aqueles que apreciam trabalhos de fundamentação, este, realmente vale a pena ser consultado.
Gostaria de saber mais sobre a venda da fazenda. E aonde eu posso encontrar a documentação.