Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
"Escriptura de compra que entre si fazem EDWIGES CANDIDA DINIZ - viúva e Francisco Mendes de Oliveira". O documento está datado de 21/09/1928 e cita o districto do Carmo da Cachoeira - MG. Diz que dona EDWIGES era moradora em NEPOMUCENO, e por não saber ler e escrever, assinou por ela arrogo AUGUSTO LUIZ PADILHA. O procurador aí foi JOSÉ BAPTISTA DE SANTA´ANA. "Casa confrontando com AMÉRICO DIAS DE OLIVEIRA por outro com a Camara Municipal e pela frente com a Rua Parochial. Bens adquiridos aos sucessores de MARCIANO FLORENCIO PEREIRA.
O que o Projeto sabe é que a referida casa é um patrimônio que está em mãos, ainda hoje da mesma família. É um PATROMÔNIO e a família cuida dele com excessivo zelo e amor. É lindíssima, uma das relíquias da cidade. Foi nesta acasa que o Pe. Godinho escreveu a música adaptada para registrar os 150 anos da FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO. A letra, escrita pelos 100 anos teve interpretação de Jovâne, Jobinho e Tiãozinho. A casa que o documento lado, é a que leonor se refere no comentário anterior e que estava sendo visitada pelo grupo de alunos da cidade.
Fica aí a pergunta lançada. Quem souber ... ... ...