Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
Reis e Silva , que compraram de Praxedia venderam depois para Antonio Severiano de Gouvêa. Vocês poderiam localizar para mim esta Casa?
Quitação de uma morada de casas cita neste DISTRICTO do Carmo da Cachoeira que a Exma. Baroneza de Lavras e outros fazem a JOÃO ANTONIO NAVES, EM 26/06/1892. Vendedores: Baroneza de Lavras, Eduardo Alves de Gouveia; Douctor Mathias Antonio Moinhos de Vilhena e sua mulher Maria Carolina Gouveia Vilhena; Domingoss de Oliveira Carvalho de Vilhena e sua mulher Marianna Clara de Gouveia Vilhena; Antonio Joaquim Alves de Gouveia e sua mulher Anna Maximina de Gouveia, moradores neste districto cito a rua do Douctor JOSÉ CONSTANÇO dividindo com Álvaro Dias de um lado e por outro com JOÃO VILELLA FIALHO".
Baronesa de Lavras, nesta freguesia do Carmo da Cachoeira. Permuta de morada em Varginha por outra na rua do Pretório no districto do Carmo da Cachoeira. São citados Evaristo Gomes de Paiva e sua mulher dona Eudóxia Clotildes de Figueiredo Paiva, todos moradores no districto do Carmo da Cachoeira - MG".
Procuração que faz ALVARO DE BRITO, casado com Basiliça dos Reis Brito, residentes no distrito do Carmo da Cachoeira, constitui procurador em Três Pontas seu pai e sogro, o BARÃO DA BÔA ESPERANÇA. Inventário da falecida avó ANNA CLAUDINA DA SILVEIRA. TESTEMUNHAS. JOSÉ AUGUSTO DA VEIGA E FRANCISCO DE PAULA REZENDE.
Da Freguesia de São Fraancisco do Agua-Pé, termo das Dores da Boa Esperança, Comarca do Sapucahy, assinal: FRANCISCO DA SILVA RODARTE e FRANCISCO DE OLIVEIRA MACHADO.
Para os cachoeirenses ficou esteDOCUMENTO datado de 20/02/1892 que trata do espólio deixado por ele.
JESUINA CÂNDIDA DE OLIVEIRA (Anuário Genealógico Brasileiro, Vol. VI - 1944 - São Paulo, pag. 110 - Tn -24), filha de João Crisóstemo da Silva Bueno e Luisa Ludovina de Jesus (Dias de Oliveira), foi casada em primeiras núpcias com seu primo Francisco Dias Pereira, filho de Francisco Antonio Pereira e Francisca Francelina de Oliveira, irmã de Luisa Ludovina de Jesus. Foi casada em segundas núpcias com José Dias Ferraz da Luz, filho do Capitão Antonio Dias Ferraz e Florentina Cândida Ferraz da Luz.
ANTONIO DIAS PEREIRA DE OLIVEIRA,morador em Carmo da Cachoeira- MG, nascido em 1/11/1836 foi casado com Theodolinda Eulália de Carvalho, filha de Alípio José Teixeira de Carvalho, casado em Lavras, em 22/09/1827, com Áurea Maria da Silva, nat. de Três Pontas, filha natural de Francisca Maria de Jesus e do Tenente-Coronel José Pereira da Silva Guimarães, natural de Portugal. Dona Theodolinda Eulália de Carvalho foi avó de outra do mesmo nome Teodolinda Eulália, casada com João Vilela Fialho, morador em Carmo da Cachoeira - MG.
Oi, todo garboso. Caso você tenha outros dados que nos ajudem a enriquecer o trabalho e queira partilhar estamos aqui. Gratidão pela interferência. Diga a seu bisavô que nos orgulhamos por tê-los por perto.