Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr
Comentários
1859 é batizado na freguesia de Carmo da Cachoeira a Manoel, filho de Joaquim Baptista Carneiro e Antonia Maria de Ramos. Padrinhos: Sirino da Costa Ramos e Maria Jacintha de Jesus. Assina o Pe. Joaquim Antonio de Rezende".
Num casamento ocorrido na mesma freguesia em 18/06/1864 aparece o casamento de RAFAEL RODRIGUES DA SILVA, tendo como testemunhas JOÃO ALVES DE GOUVEIA, o BARÃO DE LAVRAS e JOAQUIM F. XAVIER e a seguinte referêancia, FELICIANO MARQUES DE ABREU, pai de MARIA JACIANTA DE JESUS
Francisco, escravo de Manoel da Costa Silva .................7$620;
João da Matta Barbosa........1$300;
Antonio Valentim de Aguiar...3$140;
Camarada de José da Costa....3$280;
José Cardoso da Silva.......12$220;
Leopoldina, da defunta Iria..1$440;
Zefferino José de Carvalho...1$440;
José Ferreira...............20$340;
Joaquim Gonçalves Pimentel...8$320;
Maximiano, da Biana..........1$800
Joaquim Mariano..............4$820;
Manoel Mestre................2$700;
Outros citados sem discriminação de quantias: Ventura, escravo de Luiz de Paula; Geraldo, escravo de Joaquim José Pereira; José Valério; Fermiano; Claro dos Santos; Joaquim, genro do Sr. Joã Cotta; José Carvalho; João da Silva Martins; Francisco da Costa Ramos; José Felippe; Nasciro, agregado da Chamusca; Antonio Valentin Aguiar - Cardozo. Florenciano José Alves - Cardozo; Jeronimo da Silva - Cardoso; Maxiana Valentina; Thomé Pinto Ribeiro; José Albino; Fraancisco de Paula Chagas; Luis de Paula Vasconcellos; Firmino Viana; Francelino Furtado; Antonio da Costa Silva. Credores deste inventário Tristão Bernardes Pinto; Florenço Alves Baptista; José Celestino Terra; José Fernandes Avelino; João Alves de Gouveia; Antonio Rodrigues Dias; Jeronymo Ferreira Pinto Vieira; Antonio Dias Pereira de Oliveira; Manoel Antonio Teixeira. Dívida de Manoel Francisco Xavier Sobrinho e José Cardoso da Silva, assina em 30/05/1849, Três Corações.
Segue documento anexo: A Joaquim Gabriel Pimentel. De ajustes de contas que fizemos a 5 de abril de 1861, 180$840. Fica pertencendo de hoje para sempre a conta acima de 180$840 a meu Mano Tristão Bernardes Pinto por transação que fizemos 1 de abril de 1863. Em 1860. Dinheiro que dei a Manoel Januário`Pinheiro. Assina o Tristão. Credor do Rio Verde, senhor José Cardoso da Silva". A avaliação dos bens foi feita por MANOEL ANTONIO TEIXEIRA, João Alves de Gouveia e José Fernandes Avelino.
O Fogão a lenha onde contavamos piadas até altas horas,sem luz na casa!!!e foram muitas aventuras vividas e aproveitadas naquela fazenda.Infelismente tudo passa mas nossas lembranças serão sempre eternas e agradecidas a eles dois que com muito amor cudavam de toda a sobrinhada.
A Timina foi casada com Agenor Rezende Naves e sua segunda esposa Aurea,quem ficou com a casa.Esta casa foi comprada do seu padrinho Geronimo que era Português.
Hoje moro em BH, cercada de cimento e saudade.
Vilminha