Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr
Comentários
Matheus Luis Garcia, um dos fundadores de Nepomuceno, ao lado de José Simões de Aguiar, Francisco da Silva Teixeira, alferes Flávio Antonio de Moraes (Morais) e outros.
*"EUGENIO ADELINO DE SOUZA, 24 anos, cazado, negociante, residente e natural da freguesia do Carmo da Cachoeira";
*"SABINO DE ALMEIDA NOGUEIRA, constante da petição, e que (ilegível) chamar-se SABINO DE ALMEIDA MAGALHÃES COUTINHO, 36 anos. agenciador, cazado, residente na freguesia do Carmo da Cachoeira e natural de Lavras". Obs. Assina arrogo por ele TIBURCIO DE BARROS E SILVA. Testemunhas: Theodolindo da S. Serra Negra e Álvaro Dias Pereira de Oliveira em 1887(data, pelo que se pode ler, muito danificado).
Mais uma:
"Aos deis dias do mes de fevereiro do ano de mil e settecentos e noventa e seis, na ermida de Nossa Senhora das Dores do Paraíso, batiza-se Mateus, filho de Manuel Naves e Maria da Conceição".
"Aos desasette dias do mes de novembro do anno de mil e settecentos e settenta e hum, na Ermida do Reverendo Padre Bento Ferreira, filial desta matriz de Nossa Senhora da Conceiçan das Carrancas e Santanna das Lavras do Funil, o dito Pe. Bento Ferreira com licença do Reverendo Párocho Manuel Affonso asistio ao Sacramento do Matrimônio que omena presença, e das testemunhas Manuel Machado Meira/Mafra,(?) (- a grafia está de difícil interpretação. Outros dados irão certamente nos esclarecer) José Pereyra Caixeta e Manuel da Costa celebrarao por palavras do presente Manuel Baptista Carneiro, filho legítimo de Luís Pimenta, e de Maria Baptista Carneiro = e Joaquina Maria da Costa, filha legítima de Manuel Antonio Rattes e de Maria da Costa de Moraes, e ambos os contrahentes naturaes e baptizados na freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João d´El Rey e de presente freguezes desta freguesia das Carrancas, e logo lhes dei as bençãos conforme os Rittos e cerimonias da Santa Madre Igreja, de que fiz o assento e assignei. O coadjutor Manuel Afonso da Cunha Per."
"Aos quatorze dias do mes de dezembro do anno de mil settecentos e settenta e cinco, na
Ermida do Padre Bento Ferreira, no Campo Bello, desta freguesia, o Reverendo Francisco Alves Torres, batizou e pos os santos óleos a Manuel, filho legítimo de Antonio Ribeiro, natural da Vila de Sam José e de Anna da Silva de Moraes, natural da dita Vila. Foram padrinhos João Gonçalves Valim e sua mulher Margarida Francisca do Evangelho, todos desta freguesia, de que para constar, se fez este assento que assinei. O coadjutor Manuel Afonso da Cunha Pereira".