Pular para o conteúdo principal

Acertando as contas com o nosso passado.


Este artigo passou a ser referindo como se fosse fonte de informação para a História do Quilombo do Campo Grande, passou a ser mais uma forja dos falsos pressupostos da interpretação que até hoje os historiadores têm dado à História dos Quilombos do Campo Grande.
Os inimigos da verdade que buscamos por mais de vinte anos, além de serem antigos, sempre estiveram entranhados ao poder reinol mineiro.
Como denúncia da má intenção de se “transformar” o conto Quilombolas Lenda Mineira Inédita em História “Oficial”, pode-se aferir, antes deste conto, às páginas 795-826 da mesma Revista do Archivo Público Mineiro de 1904, a matéria “Questão de limites entre os Estados de Minas e Goiás”, transcrevendo carta-resposta datada do Gabinete do Estado de Minas Gerais em 18 de abril de 1904, onde Francisco Antônio Salles reafirmou e reinventou várias mentiras históricas sobre o Quilombo do Ambrósio ao dr. Xavier de Almeida, Presidente do Estado de Goiás, para justificar o esbulho reinol mineiro de 1815 sobre o Triângulo Goiano que virou Mineiro.
Sobre este conto de Carmo Gama, o real problema está, sim, localizado não só na falsidade dos fatos, mas também na evidência da intenção não-nobre da publicação, como denuncia a seqüência de matérias na mesma revista de 1904. Além do mais, em quê nos ajudaria no entendimento da vida quilombola o estudo de fatos ficcionais?
Precisamos acertar as contas com o nosso passado e com a nossa universidade pública. Ou nunca teremos uma História.


veja também do mesmo autor e assunto:

Comentários

Anônimo disse…
Dr Tarcísio.
Gratidão por sua participação no Projeto Partilha. Como é de seu conhecimento, temos na região dois grandes nomes ligados a causa em questão - QUILOMBOS. Ambos colaboradores nesta página. Aqui, o incansável lutador, Jorge Fernando Vilela, e em Três Pontas, o genealogista e historiador, Paulo Costa Campos. Com profundo respeito de um para com o outro, se entendem dentro das divergências superficiais, em nome do Bem Maior - a defesa da presença de quilombos na região e na luta para que se preserve uma boa imagem de seus integrantes. A eles, CACHOEIRENSES E TRESPONTANOS "tiram o chapéu". Não permitem em hipótese alguma que se denigra a imagem daqueles que, por um motivo ou outro juntaram-se, num local que, por convenção denominamos QUILOMBOS. O Projeto Partilha dentro da lei do Amor Universal e da Fraternidade Cristã junta-se a eles, na defesa da causa. E mais, aqui temos uma forte presença negra como o senhor sabe. Dona AGUIDA, filha de nosso primeiro morador, MANOEL ANTONIO RATES, cuja história buscamos desvendar. Aproveitamos a oportunidade para lhe fazer um pedido em nome da Cultura Regional: caso o senhor tenha informações sobre "os Rattes" ou "os Rates" ou, ainda "os Raty", por favor, nos avise. Um dia iluminado a todos os que, POR AMOR, defendem uma causa. Que todos possam se fortalecer.
Anônimo disse…
Um depoimento, que mostra na prática, o quanto o cachoeirense aceita "o elemento negro" na composição de sua sociedade. O Conselho Pastoral Paroquial esteve recentemente com o Sr. Bispo Diocesano entregando-lhe uma carta reivindicatória. A carta foi complementada com dados, através de relato oral feita pelo coordenador do referido Conselho, José Mauro, comerciante local e de tradicional família cachoeirense. A carta solicitava a presença do Pároco numa única Paróquia, no caso, a da MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO. Complementando o que estava escrito José Mauro disse da necessidade de uma presença mais constante e direta, pois o momento é o de formar lideranças comunitárias dentro da Igreja e, olhando para o Sr. Bispo disse mais: "O SENHOR SABE QUAL É NOSSA ORIGEM? - FOMOS FORMADOS A PARTIR DE QUILOMBOS. E tem mais, hoje os jovens são muito bonitos pois, da mestiçagem saem pessoas lindas, moças charmosas".
Como pode se apreender desta fala, numa reunião em Campanha-MG, o preconceito passa longe de CARMO DA CACHOEIRA- MG. Aproveitamos para dizer que temos orgulho da presença de um NEGRO na condução de nossa Paróquia, Padre ANDRÉ LUIZ DA CRUZ. Ele é um líder e respeitado como tal. Embuido da ideia de formação de rebanhos fraternos, e convicto de que essa condução deve ser desvinculada de acordos políticos partidários, segue convicto. É extremamente amado e respeitado por todas as camadas sociais.
Finalizando o depoimento, não podemos deixar de registrar o quanto o trabalho de "formiguinha" de JORGE FERNANDO VILELA repercutiu no entendimento geral da população, quanto essas presenças. Há 20 anos vem ele trabalhando a questão e, conversa daqui, conversa dali, o povo não vê como novidade nenhuma e presença QUILOMBOLA de suas origens.
Anônimo disse…
SEM PRECONCEITOS. Essa fala vem de nossa querida dona Zilah Reis, octogenária, casada que foi com o Sr. Percy de Oliveira Vilela, ambos de famílias tradicionais da cidade. Ela, através de DOMINGOS DOS REIS E SILVA e ele, ligado nas origens com o ilustre Dr. JOSÉ CONSTÂNCIO D´OLIVEIRA. Pois ela diz com orgulho: "de uma das partes, a da MARIA DO MATO, minha descendência é negra. Ela era tão gorda, que necessitava de ajuda para pentear-se. Não conseguia levantar os braços, no qual era atendida por mucanas".
Anônimo disse…
Em tempo: Leia-se DR. JOSÉ CONSTÃNCIO DE OLIVEIRA E SILVA. O texto omitiu "E SILVA".
Prezados amigos
Paulo Costa Campos é meu amigo pessoal. Trabalhamos juntos no estudo à localização dos quilombos Três-Pontanos (agora é com hífen), como consta, aliás, do meu livro QCG-História de Minas que se Devolve ao Povo. Por oportuno, tendo esse livro se esgotado em sua versão impressa, nós o disponibilizamos gratuitamente no MGQUILOMBO, basta clicar no link abaixo para obter uma cópia:
http://www.mgquilombo.com.br/download/quilombodocampogrande.pdf
Sobre o tema em discussão, ou seja, a falsificação da História da Confederação Quilombola do Campo Grande, estou para publicar "QCG - Ladrões da História", também com o selo do IHGMG, onde nomeio, um por um, os autores das citadas contrafações históricas, para que nunca mais enganem as nossas crianças.
Um abraço do
Tarcísio.

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O distrito de São Pedro de Rates em Guaçuí-ES..

Localizado no Estado do Espírito Santo . A sede do distrito é Guaçuí e sua história diz: “ ... procedentes de Minas Gerais, os desbravadores da região comandados pelo capitão-mor Manoel José Esteves Lima, ultrapassaram os contrafortes da serra do Caparão , de norte para sul e promoveram a instalação de uma povoação, às margens do rio do Veado, início do século XIX ”.

A família Faria no Sul de Minas Gerais.

Trecho da obra de Otávio J. Alvarenga : - TERRA DOS COQUEIROS (Reminiscências) - A família Faria tem aqui raiz mais afastada na pessoa do capitão Bento de Faria Neves , o velho. Era natural da Freguesia de São Miguel, termo de Bastos, do Arcebispado de Braga (Portugal). Filho de Antônio de Faria e de Maria da Mota. Casou-se com Ana Maria de Oliveira que era natural de São João del-Rei, e filha de Antônio Rodrigues do Prado e de Francisca Cordeiro de Lima. Levou esse casal à pia batismal, em Lavras , os seguintes filhos: - Maria Theresa de Faria, casada com José Ferreira de Brito; - Francisco José de Faria, a 21-9-1765; - Ana Jacinta de Faria, casada com Francisco Afonso da Rosa; - João de Faria, a 24-8-1767; - Amaro de Faria, a 24-6-1771; - Bento de Faria de Neves Júnior, a 27-3-1769; - Thereza Maria, casada com Francisco Pereira da Silva; e - Brígida, a 8-4-1776 (ou Brizida de Faria) (ou Brizida Angélica) , casada com Simão Martins Ferreira. B ento de Faria Neves Júnior , casou-se