Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
d. Diamantino
Pe. Bernardo foi para nós cachoeirenses o grande presente recebido do Criador, através de suas mãos. Nossa gratidão e profundo respeito pela oportunidade de convivência que o senhor nos proporcionou. Oramos ao Pai para que o ilumine cada vez mais, e para que o ESPÍRITO SANTO o assessore na difícil tarefa e de importância fundamental nos dias atuais: suprir as paróquias com os pastores certos. A cada um é dado conforme seus merecimentos. Nós cachoeiresnse merecemos os dois presentes que recebemos através de suas mãos: Pe. André e Pe. Bernardo-in memoriam. Os cachoeirenses em oração pedem a Deus para que a indicação para a Paróquia de São Bento Abade seja mais uma de suas decisões iluminadíssimas. Disso temos convicção. Que a Luz, Harmonia e o Amor Incondiconal continuem presente neste seu MINISTÉRIO cujo símbolo é a ALEGRIA.
Ir. Benedita
Sou coordenadora dos Ministérios de Música na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo cujo pároco é Pe. André Luiz da Cruz. Quero agradecer seu comentário sobre a despedida do Pe. Bernardo, cuja devolução a seu Criador nos foi muito difícil.Gostaríamos que ele permanecesse aqui, mas o Senhor da Vida o recolheu. Estamos no quarto dia da novena de PENTECOSTES e oramos, a semelhança dos Apóstolos reunidos pela primeira vez no cenáculo. Oramos ao Espírito Santo, inspirador de todos os trabalhos da Igreja. Os fiéis cachoeirenses pedem para que o Sopro Inspirador, através do Espírito Santo desça sobre o Senhor iluminando-o na escolha do novo Pároco para nosso irmãos de São Bento Abade, Agradecemos primeiro, ao Criador de todas as coisas e a seguir ao senhor, Dom Diamantino pelo empenho.