de Zilah:
Oração ensinada aos filhos, por dona Anna Reis, casada com Gabriel Justiniano dos Reis.;
ORAÇÃO DA DIVINA PROVIDÊNCIA
"Onipotente e eterno Deus
Concedei-me a graça
De ter sempre presente
Ao meu espírito
A Vossa Adorável Providência.
Afastai do meu coração
Todas as preocupações inúteis
A fim de que confie inabalável/
A Vossa Infinita Bondade
Mesmo nas maiores provações
Oh! Deus. Sumamente sábio e Todo Poderoso
Guiai os acontecimentos de minha vida
Segundo o Eterno Beneplácito Vosso
Seja feito em tudo Sua Santíssima Vontade
Seja sempre glorificada a Divina Com todas as coisas.
Assim Seja".
Vamos Compartilhar .......Angela de Moraes Ribeiro, casada com José Gomes Branquinho. Filha do Capitão André do Valle Ribeiro, nascido em 24 de Maio de 1675, em Portugal, integrante o senado da camara de São João del Rei e Teresa de Moraes. Angela era mãe do Cptão José Joaquim Gomes Branquinho.
Projeto Partilha@:
Pensando na poesia "O Tropeiro de Carmo da Cachoeira" e tentando ligar com o clã formado pelos "Garcias", fomos levados pelo impulso da obra "Jurisdição dos Capitães" (pg 34), "Pedro Garcia aparece em alguns atos religiosos da Freguesia de São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica) e da Capitania de Goiás reforça nossa hipótese, pois é sabido que o trânsito pela estrada que ligava Jacuí a Tamanduá e pela picada que ligava Minas a Goiás era intenso, ideal, portanto, para atividades de mercador". A fazenda de Pedro Garcia Leal, situada no local denominado talhados, ficava efetivamente na margem direita do Rio Grande, local de passagem do antigo caminho que ligava Jacuí a São João del-Rei, no atual município de São João Batista do Glória (p.35). Só lembrando que temos um objetivo a ser alcançado: encontrar dados sobre o primeiro morador da Cachoeira dos Rates, o comerciante Manoel Antônio. Assim, todo o caminho apontado pela literatura torna-se foco e sugere buscas.
A pessoa na foto é Joaquim Fernandes dos Reis, casado com dona Mariana Cândida Branquinho, filha de João Damasceno Branquinho (1811-1844) neta de José Joaquim Gomes Branquinho (1751-1763-1776-1795-1806-1821) da fazenda Boa Vista. Segundo informação do Sr. José da Naninha, o casal foi morador da fazenda Serrote, no município de Carmo da Cachoeira - MG. É ancestral de Antônio Reis da Rocha, autor da poesia, "O Tropeiro de Carmo da Cachoeira".
Comentários