Juarina¹, nascida em 1892 e falecida soleira em 1970, é de uma geração muito nova em relação aos primeiros momentos de nossa história e, assim sendo, muitas pessoas ainda se lembram de sua casa e dos serviços prestados por ela. Dona Edith e seu Álvaro Dias de Oliveira contam a dinâmica vivida naquela casa - a única com telefone instalado e tornado público aos moradores. Este dado torna a casa um ponto no mental coletivo da cidade, cuja chama é mantida viva através da tradição, e dinamizada nos encontros familiares, tão comuns nesta aconchegante cidadezinha do interior das Minas Gerais. Não só pelo quanto da energia de doação e espírito comunitário a casa manifestou, como também pela sua importância em nível regional.
Quem, entre historiadores e genealogista não ouviu falar em Ary Florenzano (também grafado como Ari Florenzano)? Ele e Monsenhor Lefort foram os guardiães da história, em termos documentais do a quem se perguntar, entre historiadores logo responderá ser ele, um dos maiores expoentes da Genealogia Mineira. Seu trabalho foi editado em 1944 no Anuário Genealógico Brasileiro.
A casa, ora representada pela arte de Mauricio José Nascimento é o ponto de ligação com o bandeirante paulista na Cachoeira de Rates, através da descendência da matriarca Jesuina Cândida de Oliveira descendente de Amador Bueno, o aclamado Rei de São Paulo - 1641. Filha de Crisóstomo da Silva Bueno e Luisa Ludovina da Jesus (Dias de Oliveira) foi casada em primeiras núpcias com seu primo Francisco Dias de Oliveira, filho de Francisco Antonio Pereira e Francisca Francelina de Oliveira, irmã de Luisa Lodovina de Jesus. Dona Gustavina Ordália de Oliveira, nascida em 20/11/1868, casada com José da Costa Faria, sogros de Ary Florenzano, é a 11 filha de Jesuina e Francisco.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo rende homenagens ao bandeirante paulista, um dos primeiros entrantes neste território, e que junto com Manoel Antonio Rates iniciaram o povoamento deste solo sagrado chamado de Carmo da Cachoeira - MG. A homenagem se faz nas pessoas de seus descendentes entre nós, Alvaro Dias de Oliveira e sua irmã dona Geny, na da pessoa da professora Maristela, representando Américo Dias de Oliveira e do Dr. Saulo Faria, advogado, representando sua tia Juarina e os pais dela, Gustavina Ordália de Oliveira e José da Costa Faria.
1. Augusta era irmã de Juarina.
2. Ary Silva tem a nos relatar sobre Gustavina Ordália de Oliveira, nasc. 1868, casada com José da Costa Faria em 1890, em "comentários",feitos junto a imagem do dia 5 de dezembro/2009.
3. José era filho de João da Costa Faria (natural da Ilha Terceira) e Ana Justina Rocha. José e Ordália foram pais de: Juarina, nasc. 1852; Ismael de Oliveira Faria, nasc. 1894; João de Oliveira Faria, nasc. 1896; Augusto de Oliveira Faria, nasc. 1898. Augusto foi casado com Orminda Rezende e foram pais de Saulo Faria, residente em Carmo da Cachoeira, casado com Marilda Naves, filha de João Antonio Naves e Jacinta Naves; Augusta de Oliveira Faria, casada com o genealogista e viúvo, Ary Florenzano; Honorica de Oliveira Faria, nasc. 1910, res. em Lavras.
Comentários
Wilson Magela Lavras
email:magela@dag.ufla.br
Wilson Magela. Procuramos com insistência o arquivo deixado pelo genealogista Ary Florenzano. Tivemos notícias de que, após sua morte, o arquivo foi passado às mãos de genealogistas.
Abraços
Sou da Familia Florenzano (Trabalho feito por Ary Florenzano) e preciso ter acesso a arvore genealógica da familia.
Pelo que sabemos está em maos de um genealogista.
Gostaria de poder ter contato.
Por favor me digam se tem como ajudar.
Grato,
José Antonio
Possivelmente a árvore genealógica pode ter sido enviada para algum instuto genealogico
Vou continuar tentando, se por ventura tiver alguma informação que possa me ajudar, agradeço.
https://www.ihgb.org.br/publicacoes/revista-ihgb/itemlist/filter.html?category=9&moduleId=147&start=460
Errei no local indicado da genealogia de Ary Florenzano, informei que antepassados de Ary Florenzano estão em uma revista do IHGH -Instituto historico e Geografico Brasileiro, mas essa informação esta errada.
A genealogia esta na pagina 456 da Revista Genealogica Brasileira 1943
https://books.google.com.br/books?id=ECvTAAAAMAAJ&hl=pt-BR&source=gbs_book_other_versions
disponivel gratuitamente no Google livros
Revista genealógica brasileira, Edições 7-8
Caso não consiga o acesso me contate em jackrbert@hotmail.com