Através do estudo da genealogia de Vital Brazil, um mineiro de Campanha, pudemos sentir bem de perto as dificuldades enfrentadas pelas famílias ligadas ao personagem histórico José Joaquim da Silva Xavier.
Dada a proximidade de Carmo da Cachoeira e Campanha, possivelmente, entre cachoeirenses poderá haver um vislumbre de famílias ligadas ao martir.
Joaquim de Araujo Nabuco (1849-1910), que nos deixou um legado que parece oportuno utilizarmos aqui: "(...) Não é obra do poder ou da revolução, mas procede da natureza das coisas, a influência que sempre teve e há de ter uma família numerosa, antiga e rica e cujos membros sempre figuraram nas posições sociais mais vantajosas (...). Uma família antiga, rica e numerosa, composta de membros que sempre ocupam as melhores posições sociais (...) só não terá influência quando a sociedade estive transtornada, quando todos esses elementos de uma influência regular e legítima estivem obliterados pelo predomínio da violência, pela confusão da anarquia, pelo revolvimento da sociedade."
Vital Brazil e Campanha são símbolos muito fortes em nosso trabalho. Maria Aparecida Castro Fernandes, em dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de mestre em Engenharia de Produção, assim se refere a Campanha: "É sabido que Campanha possui uma cultura extraordinária, berço do sul de Minas, como é chamada, contrasta com o seu passado, ocupando hoje uma pequena porção do extenso território do Estado de Minas Gerais. Cidade com belíssima posição geográfica, eixo central das capitais brasileiras da região Sudeste com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, possui um enorme acervo bibliográfico que retrata sua existência e beleza cultural através do seu passado histórico, conforme nos diz NAVARRO (1941). "Campanha não é uma cidade qualquer. Vede-a no seu passado de glória de suas atitudes cívicas, na fineza da fé, na condição de centro irradiador de cultura e de viveiro dos melhores troncos familiares que povoaram o Sul de Minas".
Comentários