Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira


Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança

Editorial

Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC
Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureolado pelas expectativas, Padre José Procópio Júnior.

A história dessa paragem reporta-nos a “deserto desnudo” e “deserto dourado”. Padre Godinho (século XX) traz a imagem da MONTANHA, no seu sentido amplo, cuja função é a de limitar os horizontes e de impor fronteiras. No entanto, a lucidez intelectual de Padre Godinho enxerga a montanha num tom azulado, extratemporal, divino. A leitura que ousamos fazer é a de que, em tom profético, ele nos deixa a mensagem da transcendência, da elevação: Cachoeira do Carmo, de Nossa Senhora do Monte Carmelo, espaço privilegiado para transformação de almas. Na dor? No amor? Não importa. A Igreja esteve e está presente. Hoje apresenta-nos o novo pastor de nossas almas – Padre José Procópio Júnior. Pedimos a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo no sentido de que ele possa ser o instrumento de Deus todo-poderoso a nos conduzir à vida eterna.

Contamos com a graça e a guiança segura do novo pastor. Que ele, pelas luzes do Santo Espírito, possa nos auxiliar a sair da condição de miséria e colaborar para que Deus haja em nossos corações, quebrando a tendência ao pecado por força de nossa natureza humana e nos introduzindo no caminho da justiça e da busca determinante da fé.

Nosso respeito e amor fraterno ao Padre José Procópio Júnior.


Pequeno histórico de Pe. José Procópio Júnior


Nascido as 12:05 h do dia 07 de dezembro de 1981 na Santa Casa de Misericórdia de São Gonçalo do Sapucaí/MG.

Com três meses de idade seus pais já o levava na Igreja nas missas dominicais. O Saudoso Cônego Arnaldo, nesta época, já dia que aquele menino seria padre, esta afirmação foi feita na pia batismal, por ocasião de seu batismo.

Logo que fez a primeira comunhão tornou-se coroinha convivendo bem de perto com o saudoso Padre Ivo de Sousa Bustamante e Padre Epaminondas.

Fez seus estudos do curso primário na Escola Estadual Dr. João Pinheiro, mais tarde ingressou no Colégio Objetivo, para cursar o ensino médio.

Ingressou no Seminário de Filosofia em Três Corações, por indicação e preparação do Padre Luis Augusto, onde teve formação nos anos de 2000, 2001 e 2002.

Em 2003 iniciou o curso de teologia, indo residir no Seminário Diocesano na cidade de Pouso Alegre. Ali teve sua formação Teológica até o ano de 2006.

Fez Pastoral em várias cidades, nas quais deixando grandes vínculos de amizades, que até hoje são cultivadas e mantidas. Algumas cidades que ora são lembradas: Cruzália, Elói Mendes, Lambari, Três Corações. Fez pastoral de quatro meses na cidade de Jaíba, no Norte de Minas Gerais.

Em junho de 2007 foi ordenado diácono na Catedral da Campanha, indo trabalhar em Itamonte, em seguida Guapé, cidade que foi sua primeira paróquia, após a ordenação sacerdotal em novembro de 2007, naquela manhã inesquecível de sol em nossa querida Igreja Matriz de São Gonçalo do Sapucaí repleta de fiéis, amigos, seminaristas, padres, recebendo o mandatum pelas mãos do nosso bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Hoje, com doze anos de ordenação Sacerdotal, depois de ter passado pelas paróquias de Guapé, São Lourenço, Jesuânia, Olímpio Noronha, Campos Gerais, Três Pontas, Varginha (Paróquia Mártir São Sebastião). O padre José Procópio Júnior encontra-se como Administrador Paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, desde fevereiro de 2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.

Pesquisando a genealogia italiana