A nuvem do não saber - Escrito anônimo Sec. XIV.



Só poderemos compreender Deus com o afeto do nosso coração. O conhecimento intelectual não é capaz disso. Este é o eterno e maravilhoso milagre do amor, que jamais terá fim. A experiência deste milagre representa felicidade sem fim, sendo que o seu oposto representa eterno sofrimento.

EXERCÍCIO PARA COMPREENDER DEUS

Eleve o seu coração para Deus com um humilde impulso de amor, e tome Ele mesmo como seu objetivo e não como qualquer um dos seus bens.

No início desse exercício, tudo o que você encontra é escuridão, uma espécie de nuvem do “não saber”; você não sabe dizer o que é, exceto que você sente, através da sua vontade*, um simples desejo de alcançar Deus. Comece a descansar nessa escuridão quanto você puder, gritando sempre por Ele, a quem você ama.

É de todos os exercícios o mais curto possível, Dura um átomo de tempo. Este é o tempo do qual está escrito: Foi lhe dado todo o tempo, e lhe será perguntado de que modo você o empregou. Portanto, organize bem o seu tempo e a forma como o utiliza. Nada é mais precioso do que o tempo. Uma pequena partícula de tempo, por menor que seja, é preciosa, pois devido a ela o céu pode ser ganho ou perdido. Deus é o doador do tempo. O tempo é feito para o homem e não o homem para o tempo. No dia do julgamento o homem não terá desculpa diante de Deus no momento de prestar contas do emprego do seu tempo.

Este é o exercício no qual o homem teria persistido, caso não tivesse pecado. O homem foi feito para este trabalho e todas as outras coisas para seu próprio bem, a fim de ajudá-lo a prosseguir nisso. Perseverando neste exercício, o homem vai elevar-se continuamente para o Alto e cada vez mais alto, afastando-se do pecado e chegando cada vez mais perto de Deus.

Ajude-me, pelo amor de Deus!

Isto está muito bem dito. Pois é no amor de Jesus que se encontra toda a ajuda. O amor é tão poderoso que realiza o aparentemente impossível. Ame a Jesus e tudo o que Ele tem será seu. Pela sua divindade, Ele é o criador e o doador do tempo. Pela sua humanidade, Ele é verdadeiramente o guardião do tempo. E pela sua divindade e humanidade juntas, Ele é o mais verdadeiro dos juízes e o contabilista mais fiel do emprego do tempo. Ligue-se, portanto, a Ele pelo amor e pela fé. Em virtude desse laço, você será um sócio regular dele e de todos os que se encontram tão bem ligados a Ele pelo amor: de Nossa Senhora, a Virgem Maria, de todos os anjos e de todos os santos do céu e da terra.

* A vontade é o principal poder ativo da alma (das potências da alma).
(Coleção “a oração dos pobres”, 7ª edição, 2010, Paulus)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.

Pesquisando a genealogia italiana