Formação permanente para jovens cachoeirenses.


Jovens Construtores da Liberdade é um projeto que veio para dar certo e tem dado bons frutos; tão logo elaborado, fomos direto para a prática, pois o Reino de Deus tem pressa. Após o primeiro evento unificador, a “Tarde de Lazer” do dia 27/05/12, alguns participantes procuraram a equipe organizadora para saber se haveria continuidade e quando seria o próximo evento. Dado o interesse manifesto, organizamos um grupo de formação permanente para os jovens que vêm participando com assiduidade.

Esta experiência piloto conta com o acompanhamentodas seguintes pessoas: Leonor, Paulinho e Rita, membros do CAC da Comunidade São Pedro de Rates; Juninho, membro da Pastoral da Comunicação; Liliene Coordenadora da Pastoral Vocacional; e Tales, membro da Pastoral da Ecologia. Estes voluntários tomaram a frente do projeto no mês de julho, em que estive de férias; isto provou que abraçaram o projeto com fidelidade. Luiz Mosconi, autor do livro das Santas Missões Populares, diz o seguinte: “A Escola, com frequência, não sabe captar os anseios e os clamores das crianças e dos adolescentes. Reduz a educação a uma transmissão de números, de fórmulas, de noções. Não ajuda as crianças a desabrocharem como pessoas, a fazer da vida uma missão. Com frequência elas acabam assimilando a mentalidade consumista e agressiva da sociedade”.

Concordo com Mosconi em parte: a escola tem falhado sim, mas não podemos colocar a responsabilidade da educação somente nela, pois ela é responsabilidade de toda a sociedade. A partir daí passamos a nos questionar: de que forma estamos influenciandoo processo de desenvolvimento humano?Estamos contribuindo nele positivamente ou estamos sendo indiferentes? Tal processo começa e deve ser acompanhado desde o berço familiar, passando pelo colégio, masexigindo atenção contínua, como um todo.

Nosso trabalho tem dadobons frutos, pois os adolescentes que acompanhamos são perseverantes e dão testemunho de integridade, equilíbrio e harmonia em suas atitudes, no usoda liberdade que constroem. As graças de Deus são constantes; percebemos Sua ação quando vemos meninos e meninas, que antes não tinham coragem, assumirem responsabilidades.

Convidamos todos os adolescentes e jovens de Carmo da Cachoeira a estarem caminhando conosco. Temos encontros marcados todos os sábados,às 9h30, na Capelinha da Comunidade São Pedro de Rates, para uma experiência diferente durante o período matutino, em um ambiente agradável, iniciando bem o dia em comunidade. Contamos com sua presença! Você poderá conferir nosso trabalho pela internet, na rede social YOU TUBE, procurando pelo nome do Projeto Jovens Construtores da Liberdade.

A IGREJA só será JOVEM, quando o JOVEM for da IGREJA.
Venha ser um Jovem Construtor da Liberdade!

Seminarista Romário Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.

Pesquisando a genealogia italiana