Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Formação permanente para jovens cachoeirenses.


Jovens Construtores da Liberdade é um projeto que veio para dar certo e tem dado bons frutos; tão logo elaborado, fomos direto para a prática, pois o Reino de Deus tem pressa. Após o primeiro evento unificador, a “Tarde de Lazer” do dia 27/05/12, alguns participantes procuraram a equipe organizadora para saber se haveria continuidade e quando seria o próximo evento. Dado o interesse manifesto, organizamos um grupo de formação permanente para os jovens que vêm participando com assiduidade.

Esta experiência piloto conta com o acompanhamentodas seguintes pessoas: Leonor, Paulinho e Rita, membros do CAC da Comunidade São Pedro de Rates; Juninho, membro da Pastoral da Comunicação; Liliene Coordenadora da Pastoral Vocacional; e Tales, membro da Pastoral da Ecologia. Estes voluntários tomaram a frente do projeto no mês de julho, em que estive de férias; isto provou que abraçaram o projeto com fidelidade. Luiz Mosconi, autor do livro das Santas Missões Populares, diz o seguinte: “A Escola, com frequência, não sabe captar os anseios e os clamores das crianças e dos adolescentes. Reduz a educação a uma transmissão de números, de fórmulas, de noções. Não ajuda as crianças a desabrocharem como pessoas, a fazer da vida uma missão. Com frequência elas acabam assimilando a mentalidade consumista e agressiva da sociedade”.

Concordo com Mosconi em parte: a escola tem falhado sim, mas não podemos colocar a responsabilidade da educação somente nela, pois ela é responsabilidade de toda a sociedade. A partir daí passamos a nos questionar: de que forma estamos influenciandoo processo de desenvolvimento humano?Estamos contribuindo nele positivamente ou estamos sendo indiferentes? Tal processo começa e deve ser acompanhado desde o berço familiar, passando pelo colégio, masexigindo atenção contínua, como um todo.

Nosso trabalho tem dadobons frutos, pois os adolescentes que acompanhamos são perseverantes e dão testemunho de integridade, equilíbrio e harmonia em suas atitudes, no usoda liberdade que constroem. As graças de Deus são constantes; percebemos Sua ação quando vemos meninos e meninas, que antes não tinham coragem, assumirem responsabilidades.

Convidamos todos os adolescentes e jovens de Carmo da Cachoeira a estarem caminhando conosco. Temos encontros marcados todos os sábados,às 9h30, na Capelinha da Comunidade São Pedro de Rates, para uma experiência diferente durante o período matutino, em um ambiente agradável, iniciando bem o dia em comunidade. Contamos com sua presença! Você poderá conferir nosso trabalho pela internet, na rede social YOU TUBE, procurando pelo nome do Projeto Jovens Construtores da Liberdade.

A IGREJA só será JOVEM, quando o JOVEM for da IGREJA.
Venha ser um Jovem Construtor da Liberdade!

Seminarista Romário Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.