A Páscoa no Lar São Vicente de Paulo...



... é comemorada com almoço oferecido aos residentes!

O pessoal se reuniu na residência de Sebastião Bernardo da Silva, Presidente da Conferência Nossa Senhora Aparecida. Aproveitamos a oportunidade para consultar os arquivos e responder algumas perguntas.

O que é Sociedade São Vicente de Paulo?

É uma organização conhecida no Brasil pelas iniciais SSVP e está colocada sob a proteção da bem-venturada sempre Virgem Maria. É uma organização católica internacional de leigos. Surgiu de um desafio: Os Cristãos não praticam o que pregam. Onde estão suas obras de caridade? Antônio Frederico Ozanan, jovem estudante, reagiu a esse desafio com as armas da transformação. Organizou um grupo e começou a procurar os pobres, a visitar suas casas, levando alimentos materiais e imateriais, roupas, amizade e dedicação. Isso aconteceu na França, em 1833. A SSVP chegou ao Brasil em 1872, ao Rio de Janeiro.

Como funcionava no passado?

Iniciaram a construção da primeira casa da Vila Vicentina. O objetivo era garantir proteção integral e resgatar a dignidade de pessoas idosas, através do atendimento de suas necessidades básicas: atenção à saúde material e espiritual, contribuindo assim para o aumento da auto-estima e para a valorização pessoal. O atendimento foi ampliando. Além das visitas, havia a Vila Vicentina: um meio para os idosos terem oportunidade de usufruir convivência sadia e digna. O atendimento não se restringe aos católicos, pois não existe distinção de sexo, raça ou religião.

O que é Conferência Vicentina?

É um grupo de pessoas com discernimento e sensibilidade social que se organiza em diferentes setores comunitários da sociedade, como a paróquia, as escolas de todos os graus ou no âmbito de qualquer categoria profissional.

O que é Conselho Particular?

Numa organização hierárquica, é um órgão de âmbito local. Existem outros níveis: mundial, nacional, regional e um central, que é o órgão executivo para exercer sua atividade em determinada zona. No ano de 2006, Carmo da Cachoeira contava com três Conselhos Particulares: Imaculada Conceição, Divino Espírito Santo e São Sebastião do Palmital.

Quando surgiu a primeira Conferência em Carmo da Cachoeira?

Em Carmo da Cachoeira é denominada “Conferência Nossa Senhora do Carmo” e foi formada no ano de 1949. Foi través do Sr. Antonio Bonifácio Maciel e um grupo de amigos que, em 27 de junho de 1949, registrou documento estatutário elaborado em 28 de maio de 1948, no Cartório do 1º. Ofício da cidade de Varginha, com a denominação de Sociedade São Vicente de Paula da cidade de Carmo da Cachoeira, Conferência Nossa Senhora do Carmo. O registro encontra-se no livro nº. 1 do Registro de Sociedades Civis, fls. 20, e diz o seguinte: “...tem por fim precípuo a prática de obras da caridade cristã em todas as suas manifestações, obedecendo rigorosamente aos princípios fundamentais (...)” Assinam os fundadores: Orlando Brasiliense Naves, Antonio Adriano da Silva, Wanderley Ferreira de Resende, Antonio Bonifácio Maciel, Ismael de Oliveira Faria e João Francisco de Alvarenga.

Dados contidos nos arquivos da Pastoral da Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.