A importância de se valorizar a história de nossa terra.


Nossa terra nasceu sob o manto protetor da Virgem do Monte Carmelo. Os registros históricos indicam que essa localidade surgiu por volta de 1800, em torno de uma ermida construída por Valentim José Fonseca, consagrada à Nossa Senhora do Carmo. Desde então, o povoado foi crescendo com fé e religiosidade sob a guarda do escapulário da Mãe Padroeira. Pela devoção que lhe era dedicada, suas bênçãos acompanharam a caminhada de seus filhos, promovendo a unidade das famílias, imprimindo em seus corações a generosidade para as boas obras e abençoando suas terras com fertilidade e abundância de frutos.

Foi assim que, com muitas festas e alegria cristã, os habitantes dessa terra comemoraram o alcance da grande aspiração que era a transformação da Ermida em Paróquia. Isso ocorreu no dia 3 de julho de 1857, pela Lei mineira nº 805 que definiu os limites da Paróquia Nossa Senhora do Carmo..

Nos dias atuais, com a expansão do laicismo e a forte penetração de uma cultura materialista que destrói os laços afetivos e espirituais, presencia-se um rompimento com as nossas raízes do passado que tende a apagar da nossa memória as heranças, os costumes e os valores cultivados pelos antepassados. Portanto, é muito importante celebrarmos dignamente nossas conquistas..

Que a nossa paróquia prossiga seu caminho com firmeza na fé e gratidão no coração pelas bênçãos da Virgem e pelas realizações de todas as famílias que participaram de sua história.

Comentários

adriana santana camilo disse…
eu adoro carmo da cachoeria se eu pudesse morar ai eu moraria adoro eu tambem tenho parentes ai

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.