Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Prefeito pede informações históricas ao Fórum.

Em 30 de Setembro de 2005, o prefeito Godofredo José Caldeira Reis solicitou a Primeira Vara da Comarca de Varginha autorização para realizar trabalho de pesquisa nos documentos daquela jurisdição:

(...) Nosso interesse é buscar, através de documentos, nossas origens e formação social. Além de outros, o que temos hoje é farta documentação sobre as Sesmarias e suas medições, no entanto, só ao concretizar uma venda é que podemos afirmar se alguém seu legítimo proprietário e real ocupante do lugar.

Para nós a fazenda denominada "Campo Formoso", que se compunha de campos e capoeira e uma pequena benfeitoria paira muitas dúvidas: quem foi seu ocupante real, se essa benfeitoria seria casa ou ermida, quem eram seus vizinhos.

Outro ponto de suma importância é a localização do nome de Manoel Antônio Rattes, citado como primeiro morador e comprovados nascimentos e batismos de filhos e netos na região. Mas, onde ficavam suas terras? Como as doou para ser o cemitério? Forma realizadas buscas na Cúria de Mariana, Cúria Mitra de Campanha e Pouso Alegre, sem resultados.

Acreditamos que esses livros arquivados no Fórum nos darão resposta inusitadas e enriqueceram nossas buscas.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Comentários

Projeto Partilha disse…
O Projeto Partilha agradece profundamente a referida Administração Pública que, em nenhum momento, se negou a assinar e encaminhar as solicitações por nós solicitadas. O resultado está aí colocado. Um ofício enviado ao Fórum - Varginha e outro a ESA - Três Corações. Atenciosamente

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.