Prefeito pede informações históricas ao Fórum.

Em 30 de Setembro de 2005, o prefeito Godofredo José Caldeira Reis solicitou a Primeira Vara da Comarca de Varginha autorização para realizar trabalho de pesquisa nos documentos daquela jurisdição:

(...) Nosso interesse é buscar, através de documentos, nossas origens e formação social. Além de outros, o que temos hoje é farta documentação sobre as Sesmarias e suas medições, no entanto, só ao concretizar uma venda é que podemos afirmar se alguém seu legítimo proprietário e real ocupante do lugar.

Para nós a fazenda denominada "Campo Formoso", que se compunha de campos e capoeira e uma pequena benfeitoria paira muitas dúvidas: quem foi seu ocupante real, se essa benfeitoria seria casa ou ermida, quem eram seus vizinhos.

Outro ponto de suma importância é a localização do nome de Manoel Antônio Rattes, citado como primeiro morador e comprovados nascimentos e batismos de filhos e netos na região. Mas, onde ficavam suas terras? Como as doou para ser o cemitério? Forma realizadas buscas na Cúria de Mariana, Cúria Mitra de Campanha e Pouso Alegre, sem resultados.

Acreditamos que esses livros arquivados no Fórum nos darão resposta inusitadas e enriqueceram nossas buscas.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Comentários

Projeto Partilha disse…
O Projeto Partilha agradece profundamente a referida Administração Pública que, em nenhum momento, se negou a assinar e encaminhar as solicitações por nós solicitadas. O resultado está aí colocado. Um ofício enviado ao Fórum - Varginha e outro a ESA - Três Corações. Atenciosamente

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.