Pular para o conteúdo principal

Terras de São Pedro de Rates em Minas Gerais.


Um pedacinho de chão, extremamente amado por muitos.

A primeira década do século XXI caminha para festejar o seu final, e temos observado, em Carmo da Cachoeira, a tendência do homem na busca de suas realizações pessoais, com forte interesse nas coisas do dia-a-dia e, em problemas circunstanciais.

Estes dão ibope: na mídia, nas esquinas, nos bares, na praça.

A tradição, inquestionavelmente, depositária da herança humana ficou para traz e passou a pertencer ao passado. O mundo transforma-se ao ritimo de muitas mensagens e pouco conhecimento, num misto de informação e tecnologia sem alma, sem raiz.

Antenas de comunicação externa estão fazendo parte dos telhados de casas e casebres das zonas rural e urbana. Poucos são os que falam embevecidos de sua terra natal, esquecidos que são parte daquele "pedacinho de chão" que lhe serviu de berço e foi protagonista de sua história.

Pessoas que ocupavam este "pedacinho de chão" com carinho, dedicação, doçura e compreensão. Estes, emanam Luz à todos os seus parentes, amigos e vizinhos. Estes, transmitem os valores de vida interior que não poderiam ser apagados ou esquecidos.

A humanidade induz e mostra a desavisados, caminhos revestidos de brilho e beleza irreais e pouco duradouros.

As Terras de São Pedro de Rates, na cidade de Carmo da Cachoeira surge como um um farol, que deve trazer de volta a segurança aqueles desavisados que a humanidade induziu ao brilho e não a Luz.

Valores de vida interior e preservados pela tradição foram vivenciados e serão sempre fomentados aqui nas Terras de São Pedro de Rates.

A arte do ilustrador Maurício José Nascimento, mostra aquilo que nosso coração vê, no centro da do município de Carmo da Cachoeira, um recanto bucólico de paz e reflexão.

Ilustração: José Maurício Nascimento- 2010

Próxima imagem:
Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.

Comentários

projeto partilha disse…
Um recadinho para TS Bovaris. O Guia Comercial e Publicitário de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais envia-lhe as dimensões para publicação da imagem em sua capa, a ser editada no próximo mês: horizontal: 13,7cm
vertical: 9,8cm
projeto partilha disse…
As duas árvores, que se vê à esquerda de quem olha, são Ipês nativos. Eles já foram mostrados nessas páginas, focalizadas, em sua época de floração, pelas lentes e câmara do retratista Evando Pazini. As flores são amarelas. A árvore que aparece a direita, é uma goiabeira, também nativa.
projeto partilha disse…
Encerramento do Cerco de Jericó.

No cronograma de atividades religiosas para a Comunidade Paroquial São Pedro de Rates consta: dia 20 de março, Via-Sacra. Na Capelinha de São Pedro de Rates, a Primeira Estação - Jesus é condenado à morte.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo celebrou, no sábado 20, Missa às 17:00 hs, com encerramento do Cerco de Jericó. Ao final inicia-se a procissão com destino ao Cruzeiro, instalado no alto do morro. Neste local houve a queima dos pedidos deixados durante o Cerco. A subida do Morro relembra o sofrimento de Jesus e seu Calvário. São 15 Estações. A reflexão realizada aos pés do morro e, portanto, junto a Capelinha que se vê na imagem do dia de hoje foi a seguinte: Vivemos em uma economia de mercado que coloca o aspecto financeiro acima de todos os demais e transforma tudo em mercadoria, que valoriza as pessoas pelo seu padrão de consumo, que cria vícios de acumulo do supérfluo como forma de alguém se sentir importante.
O pedido que é feito nesta primeira Estação pelos fiéis diz: Ó Jesus, vós que nos destes o exemplo de amor aos pequenos e humilhados deste mundo, ensina-nos a olhar para cada ser humano como a mais bela e mais importante obra da criação de Deus.
A cerimônia, presidida pelo Pároco, Pe. André é vivenciada pelos fiéis. Crianças, jovens, adultos e velhos sobem o morro em atitude de respeito e devoção. A imagem do ritual primou pela ordem e pela harmonia. Certamente, essas imagens fixaram-se na mente coletiva numa conexão com a substância eterna presente no lado imaterial da vida. Mistérios da Cruz. Da Cruz de Jesus Cristo e, através da qual o mundo foi remido. Por isso, nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
projeto partilha disse…
Momentos de Fé, devoção, recolhimento e oração junto as Terras de São Pedro de Rates. Faz parte, também, do calendário da Comunidade Paroquial São Pedro de Rates nova Procissão com itinerário de subida do Morro do Cruzeiro. Será às 6:00 hs da Sexta-feira Santa, dia 02 de abril. Jesus sobe o Morro e chega ao seu Calvário. A primeira estação será vivida junto a Igrejinha de São Pedro de Rates, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.
projeto partilha disse…
No ano de 2009, precisamente, no dia 13 de maio, o espaço chamado "Terras de São Pedro de Rates" lembrou e comemorou com Missa, às 19hs., nas intenções de Nossa Senhora de Fátima e da libertação dos escravos. Fazia parte das comemorações benção da imagem de Nossa Senhora de Fátima, recém instalada em local de propriedade e residência da Família Evando Pazini - Leonara Andrade, seus filhos e a mãe de Evando, com seu imóvel junto ao mesmo local. A família pertence a Comunidade Paroquial São Pedro de Rates e a cerimônia de benção da singela imagem, presente nos jardins da casa, ocorreu como parte das comemorações do dia, às 18:00hs. Esteve presente as cerimonias, o presidente das celebrações, o Pároco, Pe. André Luiz da Cruz, cachoeirense em geral, além de representantes luminarenses, nas pessoas dos pais de Leonara Andrade - Leônidas Augusto de Oliveira Andrade e sua esposa, Maria Aparecida de Jesus ou seja, Maria Aparecida de Andrade, depois do casamento. O sobrenome "de Jesus", presente no nome de Maria Aparecida, segundo dados vindos através da tradição, refere-se a "Taveira".
Leônidas Augusto de Oliveira Andrade é filho de Waldemar Martins de Andrade, casado com Nilce de Oliveira Andrade, em 1943. Waldemar Martins de Andrade, filho de Leônidas Martins de Andrade e Mariana Luz de Andrade é natural de Luminárias, Minas Gerais e nasceu em 02/02/1914. São irmãos do ex-prefeito de Luminárias: Maraísa Andrade Machado; Paulo Fernando de Oliveira Andrade; Stela Regina de Oliveira Andrade; Celina Andrade Barbosa de Souza; Mariléia Andrade Machado; Waldemar Martins de Andrade Júnior; Reginaldo de Oliveira Andrade; Nilton de Oliveira Andrade (falecido).
Waldemar Martins de Andrade nasceu na Fazenda dos Monjolos - Luminárias, Minas Gerais, fazenda esta histórica. Segundo a tradição familiar a centenária fazenda foi visitada pelos cientistas austríacos Spix e von Martius.
projeto partilha disse…
Um recadinho para Thais Helena de Andrade. Em Família Junqueira - Sua História e Genealogia, p. 714, lê-se: 3-2 ten. Luís Antonio de Oliveira. Nasceu em Caldas - MG. Casou-se com sua prima, Francisca Cândida de Oliveira, também chamada por Francisca Cândida da Costa, filha de João Cândido da Costa e Maria Marfisa da Costa. Francisca Cândida nasceu em São Thomé das Letras e foi batizada em 30 de maio de 1836, na Matriz de Carrancas. No inventário de Luís Antônio de Oliveira diz que usou 8:000$000, para comprar terras na Fazenda do Campo Formoso, e outros 2:000$000 para comprar terras nas Fazendas Monjolos e Campo do Meio. Luís Antônio contraiu segundas núpcias em 1868, em Baependi-MG, com Felicidade Gomes Ribeiro da Luz, filha de Antônio Máximo Ribeiro da Luz e Mariana Brandina Gomes Ribeiro. Em 1879, Luís Antônio recebeu o título de Barão de Caldas e, em 1889, o título de Visconde de Caldas, segundo o Anuário Genealógico Brasileiro, p.106 - Ano I.

Segundo a Genealogia Paulistana, título TolPizas_1, p. 460/461/462, 6-6 Marianna Brandina Gomes Ribeiro, casada com Antônio Máximo Ribeiro da Luz, juiz de direito da Campanha, onde ele faleceu em 1889, foram pais, entre outros de Felicidade Gomes Ribeiro da Luz, a Viscondessa de Caldas. São citados 9 filhos do casal.

Observação: a primeira mulher que a senhora cita como Ana Isabel Rezende é citada na Genealogia Paulistana, como ANNA IZABEL TEIXEIRA.
projeto partilha disse…
São Pedro de Rates foi incluída na Santa Missa deste Domingos de Ramos, ano 2010.

A Comunidade Paroquial São Pedro de Rates recebeu uma grande benção neste dia. Foi incluída no roteiro da Santa Missa desde dia que marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. É final da Quaresma e início da Semana Santa. A missa começou na Comunidade Vovó Santana, Bairro do Bom Retiro, setor leste da Paróquia. Durante o Ato Penitencial, os fiéis são convidados a saírem em caminhada até a Matriz de Nossa Senhora do Carmo.
Lá, na Igrejinha, sob o orago da Mãe de Nossa Senhora, o celebrante, Pe. André Luiz da Cruz e os fiéis colocam-se a Serviço. Dizem: "Eis me aqui Senhor", vim para atender o vosso chamado, vim para louvar, agradecer, bendizer, adorar e estou inteiramente a seu dispor. Ao começar a celebração, o sacerdote inclina-se e beija o altar. Beijo endereçado ao Cristo, centro de nossa devoção. Após o Sinal da Cruz, " Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, onde cada fiel coloca sua vida e toda sua ação nas mãos da Santíssima Trindade, o sacerdote convida os presentes a realizarem o Ato Penitencial, caminhando pelas ruas da cidade. Enquanto, individualmente, cada um busca um contato com sua parte mais interna, Divina e, enquanto se reflete como está acontecendo sua vida em relação aos valores internos, o cortejo que, por ter se colocado nas mãos da Santíssima Trindade, move-se como Luz, iluminando o percurso por onde passava. É uma Luz caminhante distribuindo bençãos em seu trajeto.
Com gratidão em nossos corações pedimos a Deus Misericórdia:
Misericórdia, Senhor!
Misericórdia!
Misericórdia, Senhor.
Misericórdia.
projeto partilha disse…
Semana Santa - 2010 e a Comunidade São Pedro de Rates, setor norte da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Diocese da Campanha - Minas Gerais. Programação. Cf.: carmodacachoeira.blogspot.com
nsradocarmo@hotmais.com Tel.: (035) 3225-1244/32251640

Dia 28 DOMINGOS DE RAMOS (Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade)
Neste Domingo, aclamamos Jesus como Messias que vem realizar as promessas dos´profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus.
8h30 - Bênção e procissão de Ramos na Igreja de Sant´Ana e Frei Galvão, no Bom Retiro (Igreja Vovó Santana).
Trajeto da Procissão de Ramos: Saindo Igreja Sant´Ana e Frei Galvão, Rua Joaquim Vilhena Reis, a esquerda Rua Purcina Campos Reis, a direita Rua Amintas de Oliveira Vilela, a esquerda Rua Presidente Antônio Carlos, a direita Rua Olimpio Virgulino de Souza, a esquerda Rua Domingos Ribeiro de Rezende ( AQUI, O Santuário Mãe Rainha e as TERRAS SÃO PEDRO DE RATES), a esquerda Rua Arthur Tibúrcio, Praça do Carmo
10h00 - Missa de Ramos, na Matriz.
13h00 - Confissão na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Espraiado.
14h00 - Celebração na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Espraiado.
14h00 - Bênção de Ramos e procissão na Comunidade do Pauso Alegre.
19h00 - Missa na Igreja Matriz

(continua)

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom