Duque de Caxias e Carmo da Cachoeira.

Encontram-se arquivados na sede do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, interessantes documentos históricos, que nos falam muito de perto. São livros judiciários e processos: justificação; testamentos; inventários; ações de liberdade; autos de arrecadação; partilhas amigável;notificações referentes as Comarcas da própria capital; de Valença; Parati; Petrópolis; Cabo Frio; Niterói; Cantagalo.

Encontramos neste arquivo, por exemplo, o inventário do Marques de Baependi, no ano de 1847. Lá está também, o inventário de Duque de Caxias - Luis Alves de Lima e Silva, inventariado em 1881. Porque lembrar de Duque de Caxias em Carmo da Cachoeira?

Quem ouviu a poesia O Tropeiro de Carmo da Cachoeira, certamente foi levado a perceber a presença do Duque pelos mesmos caminhos trilhados por André, o tropeiro. Outro dado que não nos permite esquecer o personagem são os relatos vindos de antigos moradores. A referêancia leva-nos sempre a uma casa centenária, e presente na Praça do Carmo até nossos dias. É moradora e proprietária do imóvel, que o mantém na sua originalidade, dona Áurea. Quando pergunta-se a ela: "Quem construiu esta casa"? vem a resposta: "conta-se que foi construída por um tal de Jeronymo, da Fazenda do Itamaraty. Talvez o Dr. Crhyso Duque de Resende¹, médico clínico geral, em Três Corações, saiba mais sobre o assunto. Ele é filho do Dr. Moacyr. Eu não sei".


O Projeto Partilha também não sabe, no entanto, vem a figura de nosso inesquecível Dr. Moacyr Rezende, nome que denomina uma Escola de ensino fudamental de Carmo da Cachoeira-MG, e que foi motivo de uma reportação por parte do Projeto Partilha, quando de sua interferência numa das páginas deste blog. Dr. Moacyr Resende (aqui aparece com "s" e o mantivemos), médico, foi casado com Isa Duque de Resende. Pais de: Therezinha Alice Duque Resende; Astolfo Henrique Duque Resende; Chryso Duque Resende e Mariza Duque Resende. O Dr. Moacyr de Resende tinha qutro irmãos: *Guilhermina Rezende, casada com Agenor Rezende Naves Filho (as iniciais A. N. ,que corresponde a Agenor Naves, até pouco ostentava-se com garbo, na porta de entrada da SEDE DA CENTENÁRIA FAZENDA ITAMARATY - CARMO DA CACHOEIRA - MG);

*Estevam Ribeiro de Rezende, comerciante e casado com Ilka F. Rezende;

*Conceição Rezende Tiburcio, casada com Arthur Ribeiro Tiburcio;

*Maria Rezende Naves, casada com José de Rezende Naves.

Dr. Moacyr Resende é filho de Astolpho Rezende, fazendeiro em Varginha - MG, filho de FRANCISCO CHAGAS REZENDE (que nos repor a genealogia paulistana em TOL. PIZZAS) e dona GUILHERMINA CARDOSO, neto do COMENDADOR FRANCISCO DE SALLES CARDOSO.

ASTOLPHO REZENDE foi casado com BAZILICIA TEIXEIRA. Dona Bassiliça Teixeira(grafia, segundo a fonte consultada), irmã de Mario da FAZENDA SAQUAREMA e filhos de MANOEL BRANQUINHO, da mesma fazemda, genro de MANOEL ALVES TEIXEIRA E MARIA VITÓRIA DE CARVALHO, da FAZENDA DA CAVA, pais de MARIA EMÍLIA TEIXEIRA.

Finalizando, o Projeto Partilha tem a informação, que necessita ser confirmada, de que dona Isa, casada com o Dr. Moacyr Resende,filho de dona Bassiliça, sobrinho de Mário da Saquarema e sobrinho-neto de Manoel Branquinho, tem parentesco muito próximo a DUQUE DE CAXIAS.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria:
Artigo Anterior: Projeto Partilha


1. informação adicionada por usuário: Adriana Alkmim de Rezende, filha do Chryso, sua especialidade é nefrologia e pediatria. Eu sou Terezinha Vilma Alkmim de Rezende (homonima de minha mãe ), moro em Belo Horizonte e sou médica anestesiologista.

Comentários

Abilon Naves disse…
Importantes relatos que contribuem para o pensamento da história do Brasil.
Na oportunidade apresento-lhes algumas dúvidas surgidas, relativas aos familiares do coronel Astholpho, requerendo confirmações sobre os seguintes genros:
- Quem são os pais e avós de:
1. Agenor Rezende Naves Filho Cc. Guilhermina Rezende Naves?
2. José Rezende Naves Cc. Maria Rezende Naves
Agradeço antecipadamente.
Abilon Naves
Blog Família Naves – Projeto Árvore Genealógica
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2012/01/blog-familia-naves-ultrapassa-marca-de.html

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.