Novos dados sobre Pe. José Bento Ferreira.

Com a cátedra conquistada em décadas de estudo sobre o território onde hoje se situa Carmo da Cacheira, Sul de Minas Gerais, o historiador Jorge Fernando Vilela encontrou um dos mais interessantes documentos arquivados na Guardamoria responsável por essa região - o documento revela as atividades do sesmeiro Pe. José Bento Ferreira junto ao grupo incumbido da limpeza da área com os fins de povoamento do Sertão Inculto e dos Negros, situado entre os Rios Sapucahy e Grande.

Profunda e eterna gratidão por mais esta partilha. Utilizando as palavras de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, ao questionar dados apresentados por Silva Leme sobre a origem da Família Campos, em que ao colocar em discussão os descendentes de Felipe de Campos (Felippe), diz: "(...) E para contrariar um mestre como Silva Leme se faz necessária ampla comprovação. É o que se fará a seguir. O que se quer provar é que Felipe de Campos era filho do flamengo Francisco van der Borg (e não Felipe van der Borg)(...)"

Jorge Fernando tem se mostrado um batalhador incansável na luta para encontrar, conhecer e publicar a verdadeira história de seu berço natal - Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Jorge receba, através do Projeto Partilha, a mais respeitosa manifestação de amizade do povo cachoeirense.

Luz e harmonia.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria:
Artigo Anterior:
A Profª. Resende e as Minas dos Cataguases.

1. Cf. www.asbrap.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.