Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr

Novos dados sobre Pe. José Bento Ferreira.

Com a cátedra conquistada em décadas de estudo sobre o território onde hoje se situa Carmo da Cacheira, Sul de Minas Gerais, o historiador Jorge Fernando Vilela encontrou um dos mais interessantes documentos arquivados na Guardamoria responsável por essa região - o documento revela as atividades do sesmeiro Pe. José Bento Ferreira junto ao grupo incumbido da limpeza da área com os fins de povoamento do Sertão Inculto e dos Negros, situado entre os Rios Sapucahy e Grande.

Profunda e eterna gratidão por mais esta partilha. Utilizando as palavras de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, ao questionar dados apresentados por Silva Leme sobre a origem da Família Campos, em que ao colocar em discussão os descendentes de Felipe de Campos (Felippe), diz: "(...) E para contrariar um mestre como Silva Leme se faz necessária ampla comprovação. É o que se fará a seguir. O que se quer provar é que Felipe de Campos era filho do flamengo Francisco van der Borg (e não Felipe van der Borg)(...)"

Jorge Fernando tem se mostrado um batalhador incansável na luta para encontrar, conhecer e publicar a verdadeira história de seu berço natal - Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Jorge receba, através do Projeto Partilha, a mais respeitosa manifestação de amizade do povo cachoeirense.

Luz e harmonia.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria:
Artigo Anterior:
A Profª. Resende e as Minas dos Cataguases.

1. Cf. www.asbrap.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

As três ilhôas de José Guimarães.

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.