A Profª. Resende e as Minas dos Cataguases.

"Os índios cataguases vieram do Ceará, e subiram o Rio São Francisco até as nascentes, ocupando os vales dos rios das Mortes e Grande. (...) antes da chegada dos exploradores portugueses, a primeira ocupação da antiga Província de Minas, foi feita pelos nativos cataguases pertencentes ao tronco Gê."¹

Veja também Maria Leônia Chaves de Resende, professora Adjunta de História da Universidade Federal de São João del-Rei:

"Na perspectiva da história indígena, um novo cenário é revelado a partir da presença e atuação dos nativos em todo o território, seja nas matas mais recônditas, seja nos centros urbanizados (...) a luta não se arrefeceu. Desta vez, os índios recorreram à justiça colonial (...)". Lembra a autora na conclusão do seu trabalho a primitiva denominação do que conhecemos hoje como Estado de Minas Gerais, território batizado desde asa primeiras horas de "Minas dos Cataguases" e que o seu ocaso tenha sido a deflagração da guerra contra os Botocudos.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Novos dados sobre Pe. José Bento Ferreira.
Artigo Anterior:Paulo Piano e os caminhos de Lavras, MG.

1. História de Arcos - Cidade Virtual - www.twister.com.br/historia.htm
2. A referida Prof. tem artigo publicado pela Scielo. Tempo Vol.12, No23. Niterói 2007. Título - Os índios na História: abordagens interdisciplinares. Minas Gerais indígena: a resistência dos índios nos sertões e nas vilas de El-Rei. O trecho citado concluir o trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.