Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

O batizado de Paulo filho legítimo de Bernardo.

"Aos 9 de junho de 1895 baptizei solennemente a Paulo, nascido aos 28 de maio p. findo filho legítimo de Bernardo Alves de Gouvêa e Francisca de Gouvêa. Foram padrinhos: Gabriel José Caldeira e Esméria (liberta de dona Ritta Victallina de Souza). Pe .A. J. Fonseca¹".

Listagem de capelões e padres de Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: A Família Terra e o Projeto Partilha.
Artigo Anterior: Casa de João Urbano em Carmo da Cachoeira.

Fonte: Livro n.3 e batizado da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.
1. Padre Antônio Joaquim da Fonseca

Comentários

projeto partilha disse…
Esméria é irmã de Arthur Alves Costa e do pai da cachoeirense Dionísia Aparecida de Jesus, 93 anos. Dionísia aproveita a oportunidade para enviar recomendações a todos os descendentes "RATES" e, em especial ao Péricles Lima Rattes e ao Antonio Lima Rattes (Daniel), que aqui estiveram no ano de 2007. Os pais de Dionísia construíram a casa onde ela mora ainda hoje, em terreno vizinho da casa de Francisco Rates - na Rua Domingos Ribeiro de Rezende (A Casa Nova dos Rates). Francisco era frequentador de sua casa e, nos mornos finais de tarde, e nas noites enluaradas, sentados nos bancos da varanda, seu pai e os descendentes dos primeiros moradores da cidade conversavam horas a fio onde, saudosos, relembravam o passado. Como diria o cachoeirense, jogavam conversa fora. Dionísia não se cansa de dizer: "gente bonita, simpática, gentil e de uma alegria contagiante. Eram artistas."
projeto partilha disse…
Livro N.4, fls39, em 02 de agosto de 1871, José Ignácio da Costa e sua mulher Anna Cândida de Jesus vendem ao Major Joaquim Antonio de Abreu terras no lugar denominado Água Limpa. Dona Anna Cândida dá procuração a seu marido e a Antonio dos Reis e Silva, da Freguesia do Carmo da Cachoeira para vender um sítio.
projeto partilha disse…
Livro de N.4 verso, fls.44, em 13 de novembro de 1872 aparecem como vendedores Antonio Severiano de Gouveia e sua mulher dona Joanna Maria de Jesus (...) a José Camillo de Carvalho, da Erança (herança) do fallecido João de Abreu Coutinho, nesta Freguesia da Cachoeira do Carmo, Termo da Cidade de Lavras e moradores nesta Freguesia. Testemunhas: Bento Izaú dos Santos e João Leopoldino Cardoso. Fazenda do Campestre.

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.