Missale Romanum de 1875.


Missale
Romanum
Ex Decreto Sacrosancti Concilh Tridentini Restitutum
S. PII V. Pontificis Maximi
Junnu Editum,
Clementis VIII. Et Urbani VIII.

Mechliniae,
H. Dessain

MDCCCLXXV
Lisboa

Acervo: Fazenda da Serra
Foto:
Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris

Próxima imagem: Uma página de um livro de orações do Sec. XX.
Imagem anterior: Negritude no átrio da matriz de Cachoeirense.

Comentários

projeto partilha disse…
A cidade de São Thomé das Letras, no ano de 1813 serviu de palco para realização do casamento de Gabriel dos Reis e Silva com uma neta de José Joaquim Gomes Branquinho, da Fazenda Boa Vista do Município de Lavras do Funil. Basilissa era bisneta de Ângela Ribeiro de Moraes (Ribeira/Morais). Dos filhos de Gabriel e Basilissa, o de nome José dos Reis e Silva e sua prima Ana Ricardina, Ovídio Reis, fazendeiro em Três Pontas, proprietário da Fazenda Pedra Branca, foi casado com Jovelina Reis, chamada carinhosamente por dona Zilah do Percy de Tia Belica. Belica era irmã da mãe de dona Zilah, Ana Reis (Naninha). Diz a bajuladora sobrinha: tia Belica e o tio Ovídio são pais de José Ovídio Reis, autor do estudo sobre a Família Reis.
José Ovídio, em genealogia da Família Reis, p.127 diz: 4-5 Maria dos Reis Figueiredo, c.c. Cel Domingos Ribeiro de Rezende, Fazendeiro e Chefe Político na cidade de Carmo da Cachoeira - MG, Ex-Deputado Estadual. Maria dos Reis Figueiredo era filha de João Urbano Figueiredo e sua prima Inocência Constança de Figueiredo, neta materna de Mariana Theodora de Figueiredo e bisneta de Felícia Cândida e João Rodrigues de Figueiredo. Cf. fl.120 da obra supra citada.
projeto partilha disse…
O Missale Romanum de 1875, presente na Fazenda da Serra deve ter sido manuseado, não só pelo Projeto Partilha mas, também, por José Ovídio dos Reis, autor de sua Genealogia. Diz ele, p.144: Capítulo 9. 2-9 Domingos Marcelino dos Reis. Fazendeiro, Fazenda da Serra, Município de Carmo da Cachoeira - MG, c.c. Felícia Constança de Figueiredo (FELÍCIA DA SERRA), filha do capitão Diogo Garcia da Cruz e Inocência Constança de Figueiredo. Sobre a filha Maria Felícia de Figueiredo Reis, c.c. Estevam Ribeiro de Rezende (p.145), Fazendeiro, Mun. de Carmo da Cachoeira - MG, filho de Francisco das Chagas Rezende c.c. Guilhermina Cardoso. Francisco das Chagas Rezende, era filho do Commemdador Antônio Justiniano Monteiro de Queiroz c.c. Francisca Ricardina de Rezende (segundo casamento) filha de Josepha Maria de Rezende e Cel. Severino Ribeiro, Português. Josepha Maria de Rezende era filha de Helena Maria uma das lendárias e famosas Três Ilhoas. Em primeiras núpcias Francisca Ricardina era c.c. Domingos dos Reis e Silva Júnior, pais de dona Maria Benedita dos Reis Rezende c.c. Cel. Antônio Teixeira de Rezende (FUNDADORES DA IMPORTANTE E GRANDE FAZENDA DOS TACHOS) eram pais de Domingos Teixeira de Rezende c.c. Ana Marcelina dos Reis Rezende (Irmã de Maria Felícia de Figueiredo Reis, 10-4 deste item), Domingos Teixeira de Rezende e Ana Marcelina dos Reis Rezende, foram pais de Ana Teixeira de Rezende Paiva c.c. seu primo José de Rezende Paiva, Ex-Prefeito da cidade de Varginha - MG e foi um dos maiores negociantes de café na cidade de Varginha, filho de Gabriela Teixeira de Rezende e José Maximiniano Baptista de Paiva. Gabriela Teixeira de Rezende era filha de Antonio Teixeira de Rezende e Maria Theodora dos Reis Figueiredo, Antonio Teixeira de Rezende era filho de Maria Benedita Reis Rezende e Cel. Antonio José Teixeira, portanto irmão de Domingos Teixeira de Rezende. Maria Theodora dos Reis Figueiredo era filha de José dos Reis e Silva e Mariana Cândida de Figueiredo. Maria Felícia dos Reis e Estevam Ribeiro de Rezende (I) tiveram vários filhos, o primeiro foi o

CORONEL DOMINGOS RIBEIRO DE REZENDE, (Mingutinha).
projeto partilha disse…
O que O genealogista José Ovídio dos Reis cita como Francisca Ricardina Reis Rezende, c.c. Domingos dos Reis e Silva Júnior, Arthur Rezende cita como Francisca de Paula Ricardina e, Dr. José Guimarães, p.129, da obra As Três Ilhoas. 1998. Descendentes de Helena Maria de Jesus, como: Francisca de Paula Galdina de Rezende.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.