Retificação de área da Fazenda das Três Barras

Escriptura de retificação (...) Manoel Pinto Teixeira. Saibam quantos este publico instrumento de escriptura de retificação, 1914, districto do Carmo da Cachoeira, Comarca de Varginha, Estado de Minas Gerais (...) trinta alqueires de oitenta braças quadradas, a qual houve por sucesssão de seo finado pai Domingos Alves Teixeira (...) consiste em terras sita na Fazenda das Três Barras, deste districto, eLink possuem livres e desembaraçadas, sendo que suas divisas, começando na barra do corregosinho do pedregulho fazendo barra com o córrego do saltador, e por este dividindo com Ceryno da Costa Ramos e com os mais confrontantes Messias de Tal, Anna Ceryna, Joaquim da Costa Ramos e Maria Teixeira dos Reis até encontrar uma cerca de vasão em rumo à um vallo que cerca a invernada do pedregulho, e pela cerca acima em seguimento no vallo dividindo com o fundo do vallo digo, do cafezal de Augusto Ribeiro Naves (...)

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Documeno de Demarcação de terras de 1911.
Artigo Anterior: As bandeiras paulistas de Pinhal em Minas.

1. Fragmento do Primeiro Traslado do Livro N.22, às fls. 78 e 79v.

Comentários

projeto partilha disse…
Anizio Rezende, em novembro, 2007, disse: Coube ao grande lavrense, Comendador José Esteves de Andrade Botelho, a iniciativa de construir em 1844, a PONTE DO FUNIL, que contribuiu poderosamente para melhorar o comércio da cidade. A Ponte do Funil serviu de acesso para os boiadeiros vindos de muitos lugares do Estado e das raras invernadas de Perdões. O leito da ferrovia "bitolinha" que cortava o Rio sentido Bom Sucesso, passava do lado esquerdo do Rio Grande ligando Ribeirão Vermelho a Bom Sucesso. A PONTE DO FUNIL foi construída bem antes da bitolinha. Cf.: Panoramio - Foto de Ponte do Funil - Lavras - Windows Internet Explorer www.panoramio.com/photo/6198885
projeto partilha disse…
Em trabalho realizado por Carlos Leonardo Kelmer Mathias, doutorando em História Social pela UFRJ/Bolsista CNPq, sob o título: O perfil econômico da capitania de Minas Gerais na segunda década do século XVIII, notas de pesquisa - 1711/1720, diz: "esta é uma sociedade em essência rural". A afirmativa no contexto em que foi colocada se resume no seguinte: "Quando afirmo ser esta sociedade em essência rural, não estou desconsiderando o comércio intra capitanias de abastecimento, mas destacando que, dentre todas as 40 escrituras de compra e venda de bens urbanos não há nenhuma relativa a estabelecimentos comercial(...)."
Aproveite e veja a Tabela 1.9: procurações passadas para outras regiões de Minas Gerais (1711-1717). Entre elas "1 para a freguesia de São Pedro de Rates que, juntamente com o Conselho de Lousada integravam a região do Porto." As regiões estavam inseridas na malha do ouro e evidencia a inserção direta de Minas Gerais nos circuitos mercantis do Império português. Regiões: Caeté, Catas Altas, Currais da Bahia, Matias Cardoso, Pitangui, Rio das Velhas, Rio de São Francisco, Sabará, São João Del Rei, Serro do Frio, Vila Rica e Vila do Carmo. Cf.:
www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario/
projeto partilha disse…
Um fragmento:
LIVRO PARA ASSINATURAS DOS ELEITORES DA FREGUESIA DO CARMO DA CAXOEIRA.
Este livro é fornecido pela Câmara Municipal: numerado e rubricado por um vereador.

Assignaturas dos Senhores Eleitores, que concorrerem à eleição de hoje, 31 de Outubro de 1881:
Antonio Dias Pereira de Oliveira;
Francisco Diniz Junqueira;
João Urbano de Figueiredo;
José Balbino dos Reis.
Termo de encerramento. Aos trinta e hum de Outubro de 1881 nesta Freguesia do Carmo da Caxoeira do Município da Cidade de Lavras, em a Igreja Matriz (...).
projeto partilha disse…
José Balbino dos Reis, Fazendeiro, Fazenda da Mata, Município de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, nascido em Carmo da Cachoeira e casado com Francelina Horácia Teixeira, nascida em Carmo da Cachoeira. José e Francelina foram pais de: José Balbino dos Reis Filho; Josué Teixeira Reis; Adelia Reis Junqueira, c.c. Orlando Fachardo Junqueira, Fazenda Engenho da Serra, Município de Carmo da Cachoeira; Laura Reis Junqueira, nascida em Carmo da Cachoeira, c.c. José Lúcio Cruz, nascido na cidade de Conceição do Rio Verde. José Balbino era irmão, entre outros, - de Mariana Leopoldina dos Reis, c. em prim. núpcias com Antonio Bitencourt de Amarante e em segundas com Joaquim Severino de Paiva; - de Cândida Carolina dos Reis, c. c. Antônio Batista de Figueiredo; - de Maria Teodora dos Reis Figueiredo, c. em segundas núpcias com Antonio Teixeira de Rezende, filho de Antonio José Teixeira e Maria Benedita dos Reis Rezende; - de Felícia Generosa dos Reis, casada com seu primo Urbano dos Reis e Silva.
projeto partilha disse…
Se você quer ver crianças cachoeirenses cuja formação está entregue a Escola Infantil Stella Maris, entre em: Associação de Apoio de Desenvolvimento da Criança e Gestante - Windows Internet Explorer www.escolastellamaris.com.br
A Escola Infantil está localizada à Rua Antonio Rezende Vilela, n. 252, Carmo da Cachoeira, Centro. Funciona com calendário escolar autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Varginha, e é uma entidade sem fins lucrativos que presta atendimento assistencial e educacional totalmente gratuito.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.