O Santuário, a pureza de espírito e o comércio.

Um dos "pontos interessantes" de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, é o Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira (mapa). O cachoeirense entende o local como sendo um espaço comunitário e que o conduz a sintonia com a devoção a Nossa Senhora, Santíssima Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Este caráter de universalidade da imagem da Mãe, que está diuturnamente aberta ao acolhimento e perdão, eleva e dignifica a todos. Os que por ali passam saúdam a figura da mãe e seguem sua trajetória sentindo-se abençoados. Muitos deixam aí suas confidências, algumas revestidas de dor, outras de alegria. São encontros "de rua", rápidos, descontraídos, descomplicados. É um encontro marcado pela compreensão, singeleza, aceitação, perdão e bençãos. Pura sintonia com energias internas superiores. São mães com crianças no colo a caminho das creches, são trabalhadores com seus "bornais" e ferramentas a caminho dos labores diários, são crianças com livros, enfim, um ponto de irradiação do amor incondicional em seus caminhos.

O cachoeirense não confunde este ponto com o Movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que também existe na cidade. Este tem sua coordenação ligada ao Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt¹.

Termos santuário ou oratório, são muito próximos e ambos se prestam quase que perfeitamente para designar o local sagrado de Carmo da Cachoeira reservado a Santíssima Mãe Rainha. No entanto o termo oratório seria mais apropriado ao uso doméstico do lugar, quando hoje toda a comunidade usufriu deste local de oração. Desta forma talvez o termo santuário pudesse ser o mais apropriado. Mas esta discussão semantica apenas serve para ofuscar a grandiosidade de um ponto de energia que já gerou diversos frutos, como: Guardiões de Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira, Cenáculo no Santuário Mãe Rainha, e a Comunidade Paroquial São Pedro de Rattes.

Nenhum tipo de comércio é feito neste ambiente, que é puramente espiritual². O oratório cachoeirense tem a finalidade de lembrar que existe um outro plano mais além - O DIVINO.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Afonso Arinos e a cidade de Campanha.
Artigo Anterior: Os frondosos ipês de Carmo da Cachoeira.

1. Rodovia Dom Pedro I, Km 78 - Caixa Postal 571. CEP:12940-972 - Atibaia/SP Fone (ll)4414-4249 -Fax 4411-1617 www.maeperegria.org.br
2. As vendas dos produtos "Mãe Rainha" são oferecidos pelo Santuário de Atibaia que não tem nenhuma ligação com o Santuário de Carmo da Cacnhoeira. Aliás, aqui não se arrecada fundos para nenhum movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.