O Santuário, a pureza de espírito e o comércio.

Um dos "pontos interessantes" de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, é o Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira (mapa). O cachoeirense entende o local como sendo um espaço comunitário e que o conduz a sintonia com a devoção a Nossa Senhora, Santíssima Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Este caráter de universalidade da imagem da Mãe, que está diuturnamente aberta ao acolhimento e perdão, eleva e dignifica a todos. Os que por ali passam saúdam a figura da mãe e seguem sua trajetória sentindo-se abençoados. Muitos deixam aí suas confidências, algumas revestidas de dor, outras de alegria. São encontros "de rua", rápidos, descontraídos, descomplicados. É um encontro marcado pela compreensão, singeleza, aceitação, perdão e bençãos. Pura sintonia com energias internas superiores. São mães com crianças no colo a caminho das creches, são trabalhadores com seus "bornais" e ferramentas a caminho dos labores diários, são crianças com livros, enfim, um ponto de irradiação do amor incondicional em seus caminhos.

O cachoeirense não confunde este ponto com o Movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que também existe na cidade. Este tem sua coordenação ligada ao Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt¹.

Termos santuário ou oratório, são muito próximos e ambos se prestam quase que perfeitamente para designar o local sagrado de Carmo da Cachoeira reservado a Santíssima Mãe Rainha. No entanto o termo oratório seria mais apropriado ao uso doméstico do lugar, quando hoje toda a comunidade usufriu deste local de oração. Desta forma talvez o termo santuário pudesse ser o mais apropriado. Mas esta discussão semantica apenas serve para ofuscar a grandiosidade de um ponto de energia que já gerou diversos frutos, como: Guardiões de Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira, Cenáculo no Santuário Mãe Rainha, e a Comunidade Paroquial São Pedro de Rattes.

Nenhum tipo de comércio é feito neste ambiente, que é puramente espiritual². O oratório cachoeirense tem a finalidade de lembrar que existe um outro plano mais além - O DIVINO.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Afonso Arinos e a cidade de Campanha.
Artigo Anterior: Os frondosos ipês de Carmo da Cachoeira.

1. Rodovia Dom Pedro I, Km 78 - Caixa Postal 571. CEP:12940-972 - Atibaia/SP Fone (ll)4414-4249 -Fax 4411-1617 www.maeperegria.org.br
2. As vendas dos produtos "Mãe Rainha" são oferecidos pelo Santuário de Atibaia que não tem nenhuma ligação com o Santuário de Carmo da Cacnhoeira. Aliás, aqui não se arrecada fundos para nenhum movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.

Pesquisando a genealogia italiana