A genealogia de Ana Paulina de Rezende.

Ana Paulina de Rezende, filha de Maria Clara de Rezende (Resende ou Ribeiro de Rezende) e Antônio dos Reis e Silva em Aiuruoca, em 1828, com 16 anos, habilitou-se para casar com José de Souza Meireles, viúvo de Generosa Clementina Vilela, filho do Capitão João de Souza Meireles¹ e de Maria Antônia de Jesus² (Mariana) , (n.p.?) do Capitão José Garcia Duarte e de Ana Maria Duarte, a "Ana do Angaí".

Dona Mariana Antonia de Jesus é filha de Ana do Angaí - Ana Maria de Carvalho. Ana do Angaí e seu marido José Garcia Duarte foram moradores na Paragem do Saco do Termo de Baependi.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Lançamentos no livro "Termo de Bem Viver".
Artigo Anterior: Os Dias de Oliveira na sociedade cachoeirense.

1. nascido em Portugal
2. nascida em São João del Rei

Comentários

projeto partilha disse…
Ana Cândida Branquinho, neta do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho é a mãe de Basilissa dos Reis Brito, casada com Álvaro de Brito; de Maria dos Reis Amarante, nascida em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, casada com Antonio Amarante e, em segundas núpcias, com João Ribeiro da Costa; de Antonio Gabriel dos Reis, nascido em Carmo da Cachoeira, casado com Vica Alves Batista; de Gabriel Antonio dos Reis e de Manuel Penido dos Reis, casado com Amália de Abreu.
"(...) verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes de enredados feitos;
ver-me-às folhear os grandes livros
e decidir os pleitos (...)" Thomas Antonio Gonzaga.
Alguém poderia colaborar conosco enviando-nos a BIOGRAFIA do Dr. Tomás Antonio Gonzaga? Qual o nome de seu pai, e quem são suas duas irmãs. Histórias do imaginário popular circulam pelas mentes de antigos moradores da Fazenda Mata-Virgem, próxima a Fazenda Três Barras, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.
Em 30 julho 2009 às 19:30 Heberle Sales Babetto posta Marília de Dirceu de Guinard, com texto que mostram escritos de Alexandre Sanchez sobre Dorothea, que marca o imaginário e todo arcadismo mineiro. Será que esses pesquisadores tem maiores informações?
projeto partilha disse…
A antiga Igreja de Santo Antônio demolida, situada onde hoje funciona a Casa da Criança Cachoeirense, foi testemunha de um casamento nela realizado com pompa e glamour. Os noivos eram Álvaro Dias e Edith Veiga. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo estava em reforma e era na Igreja de Santo Antonio que se realizavam os atos liturgicos. Edith, segundo dados registrados por Antônio Musa, era filha de Joaquim Ribeiro Veiga e Iracema Goulart Veiga. Joaquim Ribeiro Veiga era filho de Vicente Ribeiro Veiga e Alexandrina Custódio Pimenta da Veiga. Vicente cursou várias faculdades, culto, filósofo, viveu até 76 anos. Seus outros irmãos: Francisco Ribeiro Veiga (Tio de Edith), grande farmacêutico, a cujos remédios da farmácia Veiga ele sempre acrescentava garrafadas de remédios de manipulação de raízes, plantas, até benzeduras. Foi muito famoso e pessoas de cidades bem distantes vinham procurá-lo; João Pimenta da Veiga (Tio de Edith), era advogado e formado pela Faculdade de Belo Horizonte. Foi grande catedrático e um dos maiores advogados de seu tempo, competindo e ganhando sempre as causa do Sr. Pedro Aleixo. Foi deputado federal e líder do PSD. Faleceu em acidente de carro na rodovia Fernão Dias. Seu filho, João Pimenta Filho foi deputado estadual, ex-líder do governo Sarney e líder do PMDB. (continua)
projeto partilha disse…
(continuação). A antiga capela de Santo Antônio (...)Estudo elaborado por Antônio Musa, fls.9: Edith Veiga Dias (esposa de Álvaro Dias), possui 8 irmãos: Vicente Ribeiro Veiga; Célio Ribeiro Veiga; Joaquim Ribeiro Veiga; João Ribeiro Veiga; José Tito Ribeiro Veiga; Maria Aparecida Goulart; Alexandrina Goulart Veiga e Rachel Goulart Veiga. Da família de sua mãe, Iracema Goulart Veiga, só é sabido que seus avós maternos vieram da Itália e casados. Dos filhos de seus avós maternos, Edith só conheceu o José Maria Goulart e Rachel Goulart. Edith cursou a Escola Normal e estudo línguas. É professora aposentada e vive em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Álvaro e Edith são pais de Lennart Veiga Dias, Eric Veiga Dias, Kennedy Veiga Dias e Edilane Veiga Dias. Todos moradores em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.