Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr

Definição: Deserto Dourado.

O termo Deserto Dourado não tem sido encontrado nos documentos por nós consultados até a presente data. Assim sendo, fica-nos a pergunta: de onde veio esta citação?

Esta denominação aparece pela primeira vez numa monografia histórico-geográfica e estatística-religiosa pelo centenário da Paróquia, quando, no intuito de colaborar com os que pretendessem fazer o levantamento histórico de Carmo da Cachoeira e a instâncias do atual pároco - R. Pe. Manoel Francisco Maciel, Mons. Lefort registra as informações contidas nos arquivos paroquiais de Carrancas e Lavras referentes a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Segundo ele, Deserto Dourado era o pomposo nome da extensa pradaria que Pe. José Bento Ferreira, devassou, povoou e assim denominou. Utilizou o termo ao requerer uma sorte de terras, ao longo do caminho por ele encurtado em oito léguas, que ligava a Vila de S. João del Rei a Campanha¹. Em 1752, respondendo o requerido, o Governo da Capitania de Minas Gerais repete o contido na solicitação "(...) morador no deserto dourado (...) "

Prof Wanderley Ferreira de Rezende

trecho do Livro: Gaveta Velha.

Próximo trecho:
Trecho anterior: As duas fases do antigo Colégio Cachoeirense.

1. Anuário Eclesiástico da diocese da Campanha, 1959, p.21. 21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

As três ilhôas de José Guimarães.

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.