Atividade lúdica natural em Palmita do Cervo.

A história da Pedagogia demonstra que vários educadores do passado já se preocupavam com o aspecto motivacional do ensino, preconizando uma educação de acordo com as necessidades e interesses infantis, e que também reconheciam o valor formativo do jogo. Brincar é uma atividade natural do ser humano. Ao brincar, a acriança fica tão envolvida com o que está fazendo, que coloca na ação seu sentimento e emoção.

Um exemplo desta vocação natural do ser humano é a criação de uma maquete representando o mundo em que vivem as crianças do distrito do Palmital do Cervo. Esta atividade artística, é o elo integrador entre os diferentes aspectos do ser humano. Brincando estas criança ordenam o mundo à sua volta, assimilando experiências e informações e, sobretudo, incorporando atividades e valores. Portanto, é através do ato de brincar que elas reproduzem e recriam o meio circulante e, supõem-se, em geral, relações interpessoais.

Engrandece-nos o legado que estes seres anônimos nos deixaram. Eles são os construtores do novo mundo, o lugar bom para todos viverem. Luz.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.