Os ascendentes de João Urbano de Figueiredo.

de: Palmira Luiza Novato Faleiros

-

Gostaria de saber Quem eram os ascendentes de João Urbano aquí citado, pois o avô materno de meu marido também se chamava João Urbano de Figueiredo (filho de José Eduardo de Figueiredo Filho casado com Ana Euflausina de Figueiredo, nascido provavelmente em Boa Esperança) se casou em Patrocínio do Sapucay com sua Prima Mariana Delminda de Rezende, filha de Purcina Cristiana de Figueiredo e de Antônio Alves de Rezende este filho de Antônio Abdenago de Rezende filho de Jacinta Ponciana Branquinho da Fazenda das Abelhas. Estou ciente que o João Urbano de Figueiredo a que me refiro faleceu em Patrocínio a 13/6/1935, às 10:30 hs, na Fazenda Campo Limpo. (CRC PP - fls. 56, nº53)

Comentários

projeto partilha disse…
Olá, Palmira. Seja bem vinda.
Os dados de que dispomos em Carmo da Cachoeira em relação a João Urbano de Figueiredo estão baseados na genealogia da Família Reis. Dona Mariana Vilela do Espírito Santo é neta materna de Diogo Garcia e a ilhoa Júlia Maria da Caridade.Pelo lado paterno é neta de Custódio Vilela e Felícia Siqueira ou Cerqueira. Mariana faleceu em Carmo da Cachoeira, Minas Gerai com 93 anos de idade. Um de seus filhos, José dos Reis Silva, nascido em Carmo da Cachoeira, casou-se com Mariana Theodora de Figueiredo (Mariana Cândida de Figueiredo). Maria Theodora de Figueiredo faleceu em Carmo da Cachoeira e foi mãe de João Urbano de Figueiredo, nascido em Carmo da Cachoeira e casado com sua prima Inocência Constança de Figueiredo, filha de Felícia Constância de Figueiredo. João Urbano é irmão de Ana Cândida; Mariana Leopoldina; José Balbino dos Reis; Cândida Carolina; Maria Theodora e Felícia Generosa.
Luz e Gratidão.
projeto partilha disse…
Segundo José Guimarães, edição póstuma, 1998,p.114, "Jacinta Ponciana Branquinho, filha do Capt. José Gomes Branquinho de Maria Antonia dos Reis (citados por Arthur Rezende, como José Joaquim Gomes Branquinho e Maria Vitória dos Reis, proprietários d Fazenda Boa Vista, entre Carmo da Cachoeira e Três Corações,n.p. do Capt. José Gomes Branquinho e de Ângela Ribeiro de Morais". Jacinta Ponciana Branquinho casou-se com Joaquim Fernando Ribeiro de Rezende, nascido em 27-12-1778. Casamento de Joaquim Fernando (Fernandes)e Jacinta Ponciana ocorreu em 2-2-1733 em São Miguel do Cajuru, hoje Arcângelo, filial de São João del-Rei. Foram fundadores da Fazenda das Abelhas onde viveu (segundo a obra de José Guimarães, p.114). Foram pais de José Celestino; Geraldo Saturnino; Cândido; Antônio Abdenago, nasc. em 18-2-1808, casou-se em Boa Esperança, com Purcina Cândida Figueiredo (ou Purcina Ponciana), filha de Antônio Alves de Figueiredo e de Cândida Nicésia Branquinho (pes. MJP Lefort). Residiram na Faz. da Lagoinha, em Dores da Boa Esperança; Maria Francisca; Ana Esmênia; Severino e João Ribeiro de Rezende.
projeto partilha disse…
Palmira, vamos ouvir José Guimarães. Edição 1998, p.116:
Filhos de Antônio Abdenago de Rezende e dona Purcina Cândida de Figueiredo:
- JOSÉ ALVES DE REZENDE, c.c. Inocência de Figueiredo.
- ANA ALEXANDRINA DE REZENDE, c.c. Joaquim Alves de Figueiredo.
- MARIA (ou Rita) CRISTINA DE REZENDE, c.c. Joaquim Firmino de Figueiredo.
- ANTÔNIO ALVES DE REZENDE, c.c. PURCINA MARTINIANA DE FIGUEIREDO.
- JOAQUIM PEDRO DE REZENDE, c.c. Mariana Leopoldina de Rezende.
- CÂNDIDA PORCINA DE REZENDE (ou CÂNDIDA NECÉSIA), c.c. José Emídio de Figueiredo.
SEVERINO RIBEIRO DE REZENDE SOBRINHO, primeiro c.c. Marciana Leopoldina de Rezende (ou Marciana Jesuína) a segunda c.c. Arminda Eufrosina de Figueiredo.
- JACINTA PONCIANA DE REZENDE, c.c. Capt. Severino Ribeiro de Rezende.
- MARIANA DELMINDA DE REZENDE, c.c. Manuel Cândido de Figueiredo.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.