Pular para o conteúdo principal

Divino Espírito Santo em antiga gravura.

Carmo da Cachoeira, através desta imagem, reverência seus ancestrais e a eles presta homenagem. A presença deste quadro, numa das casas do Município, serve para lembrar às novas gerações sobre a nobreza de suas origens. Que essa nova geração possa, ao mirar a imagem do dia de hoje, refletir sobre o passado glorioso da humanidade e, de sua querida terra natal. Que em seus sonhos possam se sentir engrandecidas, enobrecidas e dignamente respeitadas em nome daqueles que por elas realizaram uma excelente semeadura. Se houve destruição por parte alguns, haverá a oportunidade de reconstrução por parte de outros. Juntos reconstruir-se, certamente, a Civilização do Amor.

Acervo: Fazenda da Serra - Foto: Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris

Próxima imagem: Uma antiga história sobre as pedras da fazenda.
Imagem anterior: Os guarda-livros e tabeliões e seu símbolo.

Comentários

projeto partilha disse…
Esta imagem representa o CENÁCULO. Em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais se reza o TERÇO DO CENÁCULO no SANTUÁRIO MÃE RAINHA. Ele acontece às sextas-feiras, 19 horas.
projeto partilha disse…
Manoel Antonio de Mello é o Juiz de Paz em exercício no "Destricto do Carmo da Boa Vista, Termo da Villa d Lavras. Comarca do Rio Verde, no ano de mil oitocentos e cincoenta e sete, trigésimo sexto da Independência do Império do Brasil."
projeto partilha disse…
Trechos de um Fragmento. Escriptura de compra e venda que fazem ANTONIO BERNARDES PINTO, e sua mulher dona Maria Leopoldina Vilella por seo bastante procurador o Tenente Coronel José Fernandes Avelino (...)

Saibão quantos esta escriptura de compra e venda, ou como em direito melhor nome e lugar haja e virem que sendo no Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e cincoenta e sete (...) neste Destricto do Carmo da Boa Vista Termo da Villa de Lavras. Comarca do Rio Verde em o cartório de mm Escrivão (...)
projeto partilha disse…
Errata. Segundo comentário apresentado na página de hoje: leia-e, MANOEL ANTONIO DE MELLO é ESCRIVÃO do Juiz de Paz e não "JUIZ DE PAZ", como constou.
projeto partilha disse…
Livro Fábrica n.1 - 1859 a 1882. Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, p.29v.Nomes relacionados:
Domingos Francisco Xavier
Francisca Buril e Thomaz Alphonso
Matheus Joaquim Alves
Anna Jacintha da Costa
Maria Jacintha e Manoel da Costa
Sebastião Rodrigues Santhiago
Anna Luiza de Carvalho
José escravo de José Fernandes Avelino
Anna Cândida do Nascimento
Manoel Francisco Xavier Júnior
Francisco Procópio

continua
projeto partilha disse…
Aparece como registro às fls.28 do Livro de batizados da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, no dia 8 de abril de 1896 os nomes de Augusta Amélia da Costa e Justino Alves como padrinhos de Antonio, filho de José de Lima e Rozalina Cândida de Jesus.
projeto partilha disse…
Tarcísio José Martins diz, em 16/05/2009:

"Pedro Taques era primo de Bartolomeu Bueno do Prado. Foi contemporâneo ao massacre do Campo Grande. (...) A esta altura, quem duvidou de Pedro Taques, deu um atestado de desatenção aos documentos históricos."
Cf.www.dm.com.br/materias/show/t/um_bueno_
Site DM.com.br - Opinião - Um Bueno (...)

Texto de Ubirajara Galli em 12/09/2008
projeto partilha disse…
Procuração Bastante que faz FRANCISCO IGNÁCIO DE SOUZA como abaixo se declara.

Saibão quantos este publico instrumento de procuração bastante virem que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e cinco , no primeiro dia do mês de agosto do dito anno, nesta Freguesia do Carmo da Cachoeira, Termo da Cidade de Varginha, Comarca de Três Pontas, em meu Cartório compareceo como outorgante FRANCISCO IGNÁCIO DE SOUZA (...) procurador Antonio Matheus Garcia para receber da PRIMA e herdeira do finado tenente - Coronel JOSÉ FERNANDES AVELINO a quantia de seiscentos e dois mil duzentos e cinco réis que lhe coube em partilha no inventário de seu fallecido Pay JOSÉ IGNÁCIO DE SOUZA. Assina a Rogo ANTONIO JOSÉ PEREIRA.
projeto partilha disse…
Procuração Bastante que faz FRANCISCO IGNÁCIO DE SOUZA como abaixo se declara.

Saibão quantos este publico instrumento de procuração bastante virem que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e cinco , no primeiro dia do mês de agosto do dito anno, nesta Freguesia do Carmo da Cachoeira, Termo da Cidade de Varginha, Comarca de Três Pontas, em meu Cartório compareceo como outorgante FRANCISCO IGNÁCIO DE SOUZA (...) procurador Antonio Matheus Garcia para receber da PRIMA e herdeira do finado tenente - Coronel JOSÉ FERNANDES AVELINO a quantia de seiscentos e dois mil duzentos e cinco réis que lhe coube em partilha no inventário de seu fallecido Pay JOSÉ IGNÁCIO DE SOUZA. Assina a Rogo ANTONIO JOSÉ PEREIRA.
projeto partilha disse…
complementação da Procuração assinada por FRANCISCO IGNÁCIO DE SOUZA :
Testemunhas: Antonio Francisco Xavier Sobrinho e Antonio Francisco Xavier. Comigo Modesto José Pereira. Escrivão de Paz e Tabellião de Notas (...).
projeto partilha disse…
O ambiente frio deste final de outono embute um convite especial: vão às ruas. Nelas, o calor do sol dissolve a friagem de ambientes internos, armazenadas durante a noite que, nesta época do ano, são longas. Muitas horas sem a presença do astro sol passeando pelos céus. Sair as ruas é muito bom. Os que circulam pela cidade nesta época encontram um fértil campo para ampliar relacionamentos e ou aproveitar os raios dos sol para um bate-papo informal, e sempre muito enriquecedor, quando bem dirigido. Seu Santos Chagas também sai. Ao cruzar uma pessoa envolvida com a história da cidade diz: Sá dona, esqueci de lhe contar: Bonsucesso (Bom Sucesso) era uma estância rural do município de Carmo da Cachoeira. Os mais novos nem se lembram dela. Ficava lá pelos lados da Fazenda dos Coqueiros e, antes da Fazenda Paraíso. Alguns "Souza" moraram lá.
projeto partilha disse…
No século XXI a cidade de Carmo da Cachoeira denominou uma de suas ruas com o nome "Barão de Lavras". Foi um resgate histórico. Aconteceu, e veio quitar uma dívida que o Município tinha com seu passado. Já havia em Carmo da Cachoeira uma rua com esta denominação. A homenagem foi retirada. A antiga Rua Barão de Lavras ficava no centro de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. A atual, fica no Bairro Bom Retiro, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.
O único Barão de Lavras, JOÃO ALVES DE GOUVEIA (Gouvêa), nasceu e faleceu em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Foi legislador, em 1869, quando da elevação de Lavras a condição de Cidade. Em 1882 pertenceu a Câmara de Varginha, Minas Gerais.
João Alves de Gouveia foi casado com Marianna Clara de Gouveia (Gouvêa).Faleceu em 1889.
projeto partilha disse…
Marianna Alves de Gouveia (Gouvêa) - a Baronesa de Lavras, foi madrinha, juntamente com Antonio Joaquim Alves de Gouvêa de Idelvira, em 21 de junho de 1896: "baptsei Idelvira, filha legítima de AUGUSTO JOSÉ DA SILVA e IZALINA CÂNDIDA DE SOUZA". Livro de batizados da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiros ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” Todos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cumprir …

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.


Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977.
Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Aparições de Nossa Senhora em Carmo da Cachoeira.

A PADROEIRA
Senhora do Carmo
Informativo da Paróquia Nossa Senhora do CarmoEdição ExtraordináriaFEVEREIRO de2012
Carmo da Cachoeira/MG - Diocese da Campanha

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAROQUIANOS Pe. André da Cruz


Ultimamente, o fenômeno de supostas “aparições” de Nossa Senhora têm se multiplicado no, Brasil e em outros países, deixando muita gente confusa, tanto na vivência da Fé cristã, como no discernimento da veracidade dos fatos.
Como pastor dos católicos cachoeirenses ou demais participantes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo não posso me furtar a trazer algumas reflexões e esclarecimentos de forma refletida, prudente e baseada nos subsídios doutrinais da Igreja Católica e à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dessa forma, transmito aos prezados paroquianos algumas orientações feitas pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, que em seu documento “Aparições e Revelações Particulares”, afirma:
Nos últimos anos, o número de “aparições” e “revelações” particulares, princi…

Antiga foto da cidade de Carmo da Cachoeira.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Paulo Naves dos ReisPróxima imagem: Imagem da mata da fazenda Caxambu em Minas.
Imagem anterior: Um pouco sobre a região do distrito de Palmital.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.

Observando os mapas do Quilombo de São Gonçalo, o da Samambaia e o do Ambrózio, todos com uma duração temporal grande permitindo, em última instância, uma certa estabilidade populacional e social capaz de gerar uma sociedade mais complexa, propiciadora de elementos materiais mais duráveis, percebe-se que eles possuíam muitas semelhanças e dentre elas, a delimitação de seus territórios por fossos, estrepes e trincheiras. Neste território se dava a vida social do grupo, ou seja, as relações econômicas, sociais e provavelmente políticas. As casas dos quilombos estavam divididas entre moradias e casas para atividades específicas, como por exemplo, ferraria, casa do curtume e a casa dos pilões. No Quilombo do Campo Grande, em 1746, foi localizado mais de 600 negros vivendo com “... fortaleza, cautelas e petrechos tais que se entende pretendem se defender-se...”1Uma outra referência sobre o mesmo quilombo, afirma que os quilombolas se defenderam por mais de 24 horas, protegidos por um palan…

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Pedro Romeiro de Campos é o ancestral da família Campos do Sul de Minas, especialmente de Três Pontas. Não consegui estabelecer ligação com os Campos de Pitangui, descendentes de Joaquina do Pompéu.Pedro Romeiro de Campos foi Sesmeiro nas Cabeceiras do Córrego Quebra - Canoas¹. Residia em Barra Longa e casou-se com Luiza de Souza Castro² que era bisneta de Salvador Fernandes Furtado de Mendonça.Filhos do casal:- Ana Pulqueria da Siqueira casado com José Dias de Souza;
- Cônego Francisco da Silva Campos, ordenado em São Paulo , a 18.12.1778, foi um catequizador dos índios da Zona da Mata;
- Pe. José da Silva Campos, batatizado em Barra Longa a 04.09.1759;
- João Romeiro Furtado de Mendonça;
- Joaquim da Silva Campos, Cirurgião-Mor casado com Rosa Maria de Jesus, filha de Francisco Gonçalves Landim e Paula dos AnjosFilhos, segundo informações de familiares:-Ana Rosa Silveria de Jesus e Campos, primeira esposa de Antônio José Rabelo Silva Pereira, este nascido em Lagoa Dourada³;
- Joaquim da …

Deus Pai, o Divino Espírito e a Sagrada Família.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Evando Pazini - Arte: TS BovarisPróxima imagem: Manoel Antônio Teixeira da Fazenda Campestre.
Imagem anterior: Antigo telefone da fazenda da Serra.

Foto de família: os Vilela de Carmo da Cachoeira-MG.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.
Esta foto foi nos enviada por Rogério Vilela. Da esquerda para a direita: Custódio Vilela Palmeira, Ercília Dias de Oliveira, Fernando de Oliviera Vilela, Adozina Costa (Dozica), Jafoino de Azevedo e José de Oliveira Vilela (Zé Custódio).
Imagem anterior: Sinopse Estatística de Carmo da Cachoeira - 1948

Barleus e a imagem do Quilombo dos Palmares.

..., só se conhece uma imagem feita sobre Palmares durante sua existência. Trata-se da feita por Barleus1 em 1647 e reproduzida em Reis2. Infelizmente, esta imagem não possui riquezas de detalhes ou de informações. Aparentemente, trata-se de um posto de observação à beira de um rio que serve de local de pescaria coletiva.
Trecho de um trabalho de Marcia Amantino.

Próximo Texto: O negro aquilombado e a população colonial.
Texto Anterior: Padre Vieira e a legítima sua organização dos quilombos.
Figura: Imagem de Palmares - Barleus
1 Barleus, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.
2 REIS, João José e GOMES, Flavio dos S. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 33

A importância e o trabalho dos ferreiros.

Pode-se perceber nos mapasfeitos sobre os quilombos que o espaço interno da estrutura era usado de maneira a indicar uma provável especialização das diferentes construções. Esta espacialidade poderia indicar uma certa hierarquia social dentro da comunidade. O fato de que a casa de ferreiro (São Gonçalo), a Casa do Conselho e do Tear (Perdição), a Casa de audiência (Samambaia) e a Casa do Rei (Braço da Perdição), estarem sempre em local destacado é sugestivo. O que isto pode indicar? É possível a partir destes dados, pressupor que houvesse no interior das comunidades quilombolas uma hierarquização política e social, já que elementos que desempenhavam um papel de destaque para a manutenção dos grupos claramente tinham seu espaço físico igualmente destacado.
O caso das Casas de ferreiro que aparecem no quilombo da Samambaia e no de São Gonçalo é curioso porque pode nos remete à uma prática antiga na África, ou seja, o uso do metal. É provável que os quilombolas utilizaram-se desse conhec…