Pharmácia N. Sra. do Carmo em Minas Gerais.

O farmacêutico Luiz Galvão Corrêa, tem ainda o prédio da Farmácia Nossa Senhora do Carmo, por ele implantada, em perfeitas condições. Situada na Praça do Carmo, mais exatamente, na Rua Dom Inocêncio, se distancia, em apenas duas residências da Casa Paroquial.

No ano de 2003 a Pharmácia Nossa Senhora do Carmo, nome dado em homenagem a padroeira da cidade, completava 100 anos e, para comemorar a família distribuiu calendários para cidadãos cachoeirenses.

Quando inaugurou a botica em 1903, o jovem Luiz Galvão já havia retornado a Portugal em companhia de seus pais. O acontecimento se deu quando ele tinha dois anos. Ficou por lá até os dezessete anos, retornando ao Brasil com a mãe, já viúva. Tinha como irmãos, a Helena, a Lídia e o Carlos. Luiz e Carlos eram ferroviários, na função de telegrafista. Desempenhavam a função em Cruzeiro, Estado de São Paulo, junto a Estrada de Ferro local.

Luiz Corrêa Galvão, depois de anos nesta unidade, foi transferido para o Município de Varginha. Aí conheceu Gabriela Carvalho (Sá Biela), nascida em Campanha da Princesa, Minas Gerais. Luiz e Biela tiveram vários filhos, entre eles o Galvãozinho, nascido em Carmo da Cachoeira em 1905. Galvãozinho foi casado em primeiras núpcias com Conceição Reis, nascida na mesma cidade no ano de 1910 e falecida em 1934. Conceição era irmã de Naninha, (Ana Reis ou Anna) , mãe de nossa querida dona Zilah, a Zilá do Percy, família ligada a Fazenda do Morro Grande, de Antônio Marciano dos Reis e sua esposa e sobrinha Genoveva Cândida Garcia, filha de João Garcia Figueiredo e de Joaquina Cândida. Antônio Marciano é descendente de João Damasceno Branquinho e de dona Joaquina Antônia da Silva, através de dona Maria Cândida Branquinho dos Reis, falecida em 1896. Maria Cândida e Antônio dos Reis Silva (Reis e Silva) foram os pais de Joaquina Cândida, casada com João Garcia Figueiredo, pais de Genoveva Cândida, nascida em 1884 e casada com Antônio Marciano dos Reis, nascido em 1868 e falecido em 1918.


Comentários

projeto partilha disse…
Vejam o desenho no alta da página. É a representação da Praça do Carmo. Obra de arte do artista plástico Maurício José Nascimento. A primeira casa a direita de quem olha é a Pharmácia Nossa Senhora do Carmo. Ela continua lá como testemunha viva da história de Carmo da Cachoeira e de Sô Luiz.
projeto partilha disse…
Trecho de uma obra de autor desconhecido. Caso alguém tenha conhecimento de seu nome, por favor notifique o administrador destas páginas. Gratidão e Luz a todos.

Em oferta a todas as mulheres do Planeta Terra que, de uma forma ou de outra, geraram filhos em corpos físicos e ou os alimentam, através do culto do saber, do conhecimento, da iluminação interior, motivo único da presença humana neste Planeta Divino, ora Consagrado. Um DIA DAS MÃES CHEIO DE PAZ DE HARMONIA A TODOS - MÃES E FILHOS DA CRIAÇÃO.

"Nesse dia, a luz se fez íntegra na Terra. Centenas de pessoas ouvem sua voz e deixam-se trespassar por verdades que consolam, mas instigam para a luta; por verdades que falam de perdão, mas não esquecem a ação; por verdades que falam de luz, mas desvelam a escuridão; por verdades que falam de amor, mas não escondem o ódio e o egoísmo do mundo.
Seres da Natureza, anjos de diferentes cores e hierarquias, todos transmitem a sua alegria de existir e se fazem ouvir no grande coração de Jesus Cristo. Tudo tem som e cor e ele a tudo vê. E então, embriagado por toda aquela beleza, abre os seus braços, fecha os olhos e deixa-se inundar pelo perfume do ar, pelo calor do sol. Olha o céu azul e permite que a paz o invada, olha para as montanhas entre vales e regozija-se com a vida, senti em si o palpitar do Coração Criador. Olhando a todos e a cada um, canta a música de todo o seu ser, tocando as cordas sensíveis de cada coração:

BEM-AVENTURADA A VIDA.
Bem-aventurado o AMOR.
Bem-aventurados a TERRA e o CÉU unidos no AMOR.
Bem-aventurados sois vós, filhos da TERRA, que deixais o coração voar para serdes também filhos do CÉU.
Bem-aventurado é DEUS, pois ele É.
Bem-aventurados somos nós, pois somos deuses.
Bem-aventurada a VIDA CRIADORA de todas as maravilhas do CÉU e da TERRA.
Bem-aventurados sois vós, cuja tristeza se deixa consolar.
Bem-aventurados sois vós, cuja solidão encontra companhia.
Bem-aventurados sois vós, cujo cansaço encontra repouso.
Bem-aventurados sois vós, cuja mansidão possuirá a TERRA.
Bem-aventurados vossa sede e vossa fome de VERDADE e de JUSTIÇA, pois será saciada.
Bem-aventurados vossos olhos que se embebem das belezas da CRIAÇÃO.
Bem-aventurados vossos ouvidos que escutam a sinfonia cósmica.
Bem-aventurada vossa boca que bebe da FONTE.
Bem-aventurada a FÉ que determina a AÇÃO para a conquista.
Bem-aventurados somos nesse momento de oração.
Bem-aventurados somos, por penetrar as portas abertas do REINO.
Bem-aventurada essa montanha que guardará em cada recanto seu, para toda a eternidade, esse momento de fusão no AMOR.

A LEI do REINO é a LEI da TROCA, portanto:

CONSTRUÍ E TEREIS UM NOVO MUNDO.
Mais do que tudo, AMAI O VOSSO SEMELHANTE, assim como o PAI que está no CÉU VOS AMA.
Para que o REINO seja na Terra, o amor deverá estar presente em CADA ATO HUMANO(...).
Bem-aventurados os que crêem na luz do próprio coração e a deixam fluir, tocando outros corações.
Bem-aventurados os sentimentos amorosos que afastam a tristeza e toda energia perversa destruidora do homem.
Bem-aventurados os braços de DEUS que se estendem para acolher carinhosamente os homens.

TROCAI o ÓDIO pelo AMOR, pois quanto mais ódio, mais ódio, quanto mais amor, mais amor. Dai e recebereis, pois quanto mais miséria, mais miséria. Plantai, plantai sempre, pois quanto mais a terra for estéril, mais estéril ela será. O alimento da terra são os seus próprios frutos que nela semeiam mais vida".

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.