Deus Pai, o Divino Espírito e a Sagrada Família.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Foto: Evando Pazini - Arte: TS Bovaris

Próxima imagem: Manoel Antônio Teixeira da Fazenda Campestre.
Imagem anterior: Antigo telefone da fazenda da Serra.

Comentários

projeto partilha disse…
Errata: Crédito indevido. O autor da foto do dia é o fotógrafo Paulo Naves dos Reis.
projeto partilha disse…
Fragmento de documento datado e 10 de dezembro de 1937.

(...) no cartório, as portas abertas, aí presentes o senhor Gabriel Justiniano os Reis, Juiz de Paz deste distrito, comigo José Godinho Chagas, Oficial do Registro Civil e as testemunhas no fim deste assinados celebrou-se o casamento de José Pedro com dona Clara Maria. Ele nascido 1898, solteiro, lavrador, natural deste distrito, onde é residente, filho de dona Flausina Umbelina da Silva, residente em Três Pontas (...) ela natural de Elói Mendes, filha de Arrito Mantovani, falecido neste distrito e de dona Avance Luiza, residente neste distrito. Os contraentes (...)os seguintes filhos: José com 13 anos; Maria de Lourdes com 12; João com 8 anos; Tereza Aparecida com 4 e Ataíde Pedro com 2. Declaração do estado de domicílio e residência assinado por José Bressane de Sant´Ana e Joaquim Ferreira Machado. Assina por Maria Clara Pedro, Ismael de Oliveira Faria. Testemunhas: Francisco de Assis Reis idade 76 anos, fazendeiro residente neste distrito; Oliveiros Rei, 46 anos de idade, fazendeiro residente neste distrito; Antonio Augusto de Rezende, idade de 65 anos lavrador residente neste districto; Joaquim Pedro de Rezende e José Godinho Chagas.
projeto partilha disse…
O registro de óbitos de n.183, datado de 08-03-1990 informa que foi sepultada em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Antonieta Bani da Silva,com 75 anos, filha de Santo Bani e Maria Petrini. Conversando nesta tarde com a cachoeirense dona Carminha, simpática e doce anciã de olhos azuis, tez muito clara e cabelos grisalhos, ouvi o seguinte: nos dias de hoje não existe distância. Meus avós, Santo e Maria passaram seis meses no Oceano, na difícil travessia para chegar ao Brasil. Um era de nacionaliade polonesa, outra, italiana.
projeto partilha disse…
Em 27-08-1979, sob o número 202 encontra-se registrado o óbito de Maria Bani em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Com 76 anos de idade era filha de Santini Bani e de Maria Petrini.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.