As famílias da fazenda do Palmital do Cervo.

Palmital do Cervo, local e reduto "dos Costas", onde os "Naves" estão por perto, interligando-se como os "Rezendes" e os "Oliveiras". A fazenda Palmital do Rio Preto ficas em Nossa Senhora de Nazareth, freguesia de Aiuruoca, termo e Comarca de São João del Rei. Lá morava o bracanense José Leite Ribeiro, filho de Francisco Leite Ribeiro e Izabel Ferreira. Em sua Fazenda plantava cana e cereais e criava gado, em paralelo à mineração. José se casou com ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS, sobrinha de Ângela de Moraes Ribeiro (Ribeira de Morais), mãe de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, proprietário da FAZENDA BOA VISTA, sede do DISTRITO DO CARMO DA BOA VISTA - Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes. Escolástica faleceu em São João del Rei em estado de viúva no ano de 1823, embora tenha vivido muitos anos na Fazenda Palmital.¹

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria:
Artigo Anterior: Os primeiro crime registrado em Carmo da Cachoeira.

1.Projeto Compartilhar

Comentários

projeto partilha disse…
Atualizações:

Maria Pedrosa de Moraes foi casada com Antonio Nunes de Rezende, filho de João de Rezende Costa e Helena Maria de Jesus. Maria Pedrosa de Moraes é filha do sargento-mor João Alves Preto e Maria Pedrosa de Moraes. Antonio Nunes de Rezende é irmão de Josefa Maria de Rezende, casado com o lisboense Severino Ribeiro, filho de Estevão Ribeiro e de Leonarda Maria de Sousa, mãe de Estevão Ribeiro de Rezende, casado com Ilídia Mafalda de Souza, filha de Luís Antonio de Souza Queiroz e Genebra de Barros Leite. Josefa e Severino são pais também de JOAQUIM FERNANDES RIBEIRO DE REZENDE (Fernando), casado com JACINTA PONCIANA BRANQUINHO, filha de José Joaquim Gomes Branquinho e neta paterna de ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES (Morais/Ribeira) e materna de ANDREZA DIAS DE CARVALHO.
Cf.: Projeto Compartilhar. A página "João de Rezende Costa" foi atualizada em 19-Abril-2009.
marcos disse…
Antônio Nunes de Rezende,era capitão Mor.Foi ele que deu origem aos Costa & Rezende da cidade de Passa Tempo.O Estevão Ribeiro de Rezende,era casado com a Marqueza de Valença,e tiveram 11 filhos.Entre eles:Theofilo Ribeiro de Rezende,a neta deste,Mathilde Rezende,foi casada com o Dr.Raul Leite(fundador dos Laboratórios Raul Leite-no Rio de Janeiro)e, natural de Passa Tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.