O jurista e deputado José Augusto Assis Lima.

Pessoa de grande saber jurídico, cumpridor de seus deveres e de grande prestígio na região, José Augusto Assis Lima, era filho de José Antônio de Lima e de Maria Idalina de Lima era natural da cidade de Nepomuceno, Minas Gerais.

Participou ativamente da política, tendo sido eleito deputado à Assembléia do Estado de Minas Gerais, por dois mandatos. Exerceu a promotoria na cidade de Varginha, Minas Gerais, depois foi Juiz Municipal na cidade de Campos Gerais, termo da Comarca de Três Pontas. Finalmente, nomeado promotor desta Comarca de Três Pontas, onde permaneceu até sua morte. Casou-se com Sydneia Guimarães Lima, viúva do ex-Juiz de Direito, doutor Paulino Franco de Carvalho. O casal teve um filho ilustre, o doutor José Júlio Guimarães Lima, jurista de grande projeção no cenário nacional, principalmente no Estado de Goiás e em Brasília, Distrito Federal.

(04-OUT-1870 - 14-JUN-1924)

Comentários

projeto partilha disse…
Aureliano Oliver Alzamora

Natural de Cristina, Minas Gerais, filho de Fernando de Oliveira Alzamora e de Aureliana Alzamora. Casado com Alzira Pompéa Alzamora. Foi Juiz de Direito da Comarca de Três Pontas por 24 anos. Chegou à Comarca no ano d 1895, onde exerceu suas funções, até seu falecimento, ocorrido a 26 de julho de 1919, às 11 horas da manhã. Em seu registro de óbito, foi declarado que tinha a idade de 75 para 76 anos. Nos registros paroquiais consta como tendo falecido a 19 de julho de 1919, à Rua Formosa, n.106, em Três Pontas. Em sua homenagem, deu-se nome a uma rua, no Bairro Vila Marilena, na cidade de Três Pontas, Minas Gerais, Brasil. (1844/1845 - 1919).
paulo costa campos disse…
Antônio Luiz de Azevedo - Segundo Barão de Pontal. Batizado em 21-ABR-1809, era filho do Capitão José Ferreira de Brito e de Maria Josefa da Silveira, esta natural de Campanha, Minas Gerais. Foi o primeiro trespontano agraciado com honraria nobiliarquica, em 11 de janeiro de 1873. Logo após receber a honraria, faleceu, no dia 22-MAIO-1875. Antes dele houve outra personalidade com o título de Barão de Pontal: Manoel Inácio de Melo e Souza, deputado e senador pela Província de Minas Gerais (1771-1759).(Anuário Genealógico Brasileiro III, 1941, de Moya). (1809-1875).
HERIBERTO disse…
Caro Primo o Deputado José Augusto Assis Lima é o pai da tia Corina esposa do meu Tio (avô) Alcides Mesquita de Oliveia?????
TS Bovaris disse…
Prezado Senhor Heriberto, encaminhado seu questionamento ao prof. Costa Campos obtive a seguinte resposta: "Realmente Corina Franco de Carvalho era irmã de Guimarães Lima, mas apenas pelo lado materno, uma vez que D. Sidnéia era viúva, quando se casou com Dr. Assis Lima."

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.