Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Observações aos registros de casametos.

Existe um registro de casamento¹ referente aos anos de 1750/1756 que ainda está por ser esclarecido.

"No livro de casamentos referentes ao ano de 1750/1756, encontramos o casamento de Antônio Gomes Pardinho, filho de José Gomes Branquinho e de d. Maria do Espírito Santo, já falecidos à época. O noivo era natural de Lavras e casou-se com d. Teresa Maria de Pousada, crioula natural do Rio de Janeiro, filha de Francisco Xavier Pousada. Foram padrinhos: este último e A. Martins".

Dados a serem analizados:

→ a referida dona Maria do Espírito Santo não é a filha de Diogo Garcia e Júlia Maria. Esta, a mãe de Antônio Gomes Pardinho, já era falecida em 1750(?);

→ o nome José Gomes Branquinho e não José Joaquim Gomes Branquinho - o da Boa Vista aparece como vizinho de Manoel Gonçalves Chaves no inventário de Domingos dos Reis e Silva; e.

→ o que temos em nossas anotações é o nome de José Pires Pardinho, no entanto está próximo a Curitiba, no anos de 1721.

Matéria baseada na obra:
As famílias de nossa família (mineiros e paulistas)
de Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próximo Texto:
Texto Anterior: Dona Maria Teresa de Jesus, madrinha de Anna Francisca do Valle.

1. Thomazelli, Apparecida Gomes do Nascimento, 1984. As famílias de nossas famílias (mineiros e paulistas). Belo Horizonte/ São Paulo, ed. do autor, p. 285

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.