O semeiro Manoel Ferreira Guimarães.

Documento encomendado pelo Projeto Partilha.
Transcrição de
Edriana Aparecida Nolasco

Tipo de documento - Sesmaria.
Ano - 1775 Caixa - 2
Local - São João del Rei.

Fl. 01

Auto de Sesmaria
Data - 26 de agosto de 1775.
Local - Sítio das duas Barras Freguesia de Santana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do sesmeiro Manoel Ferreira Guimarães.

Fl. 05

Carta de Sesmaria
D. José Luís de Menezes Abranches

(...) apresentou por sua Petição Manoel Ferreira Guimarães morador no Sítio das Duas Barras. Freguesia das Carrancas Comarca do Rio das Mortes que houve por Título de compra o dito sítio porém como não o pode possuir por legítimo Título pedindo-lhe conceder por Sesmaria meia légua de terra em quadra de matos na dita paragem principiando a sua medição de terras do Reverendo Carlos Ribeiro da Fonseca defronte do Morro do Chapéu correndo este para o norte a partir com terras de Luís Correia Lourenço fazendo Pião (...) ficando para logradouros e pastos dos seus gados os campos (...) .

Fl 08v

Auto de medição e demarcação
Data - 28 de agosto de 1775
Local - Sítio das Duas Barras. Freguesia de Santana das Lavras do Funil.

(...) foi eleito para o lugar do Pião um Espigão de campo de catanduba que está entre dois capões de mato que fica um ao nascente e outro ao poente e aí em um pau nativo chamado Candêa lavram os ditos Louvados quatro cruzes (...)
Seguindo o rumo do noroeste, digo, rumo do nornoroeste por ele mediram cem cordas que findaram por detrás de um espigão de mato e aí divisaram com um pau nativo de catigua (...) confronta este com Luís Correa Lourenço.
Seguindo o rumo do susueste por ele mediram cinquenta e oito cordas que findaram em um espigão de campo defronte do Morro do Chapéu e para divisa colocaram um pau nativo de açouta cavalo (...) confronta este terreno com terras de Antônio Leite da Fonseca (...).
Seguindo o rumo de lesnordeste mediram oitenta e cinco cordas que findaram em uma vertente de campo ao pé de um capão que fica da parte do Nascente e para divisar um pau nativo do açouta cavalo, confronta este com terras de Domingos Ferreira Guimarães (...)
Seguiram o rumo de oessudueste e por ele mediram cinquenta e sete cordas que findaram em uma chapada que está no alto do espigão e divisaram com um pau nativo de candeia (...) confronta este rumo com terras de Antônio Leite da Fonseca (...).

Observação.: O sesmeiro tomou posse em 29 de agosto de 1775.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Ata da Assembléia na cidade de Varginha - 1891
Artigo Anterior: O sesmeiro Capitão Thomé Martins da Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.