Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

O carpinteiro Manoel Pereira dos Santos Roque.

Manuel Pereira dos Santos Roque foi casado com a filha do alferes José Rodrigues Pugas, inventariado no ano de 1821. José foi casado duas vezes, a primeira com a paulista Maria Leme da Silva, que segundo Aporte a Genealogia Paulistana é encontrada como Maria Branca da Silva. Deste casamento vieram 10 filhos, Ana Francisca de Jesus, casou-se com Manuel Pereira dos Santos Pugas. Uma irmã de Ana Francisca se casou na Família Alvarenga. O segundo casamento de José R. Pugas foi com Francisca Rosa de Mattos e tiveram uma única filha. Manuel era carpinteiro:

"... Ainda em 2 de agosto de 1818, a mesa da Irmandade entrou em ajuste com Manuel Pereira dos Santos Roque, sobre a Imagem da Senhora Morta, e Esquife Estofado com apparelhos de ouro, e prata tudo pello preço e quantia de quarenta e dois mil, e oitocentos réis.¹" Outro carpinteiro citado por José Alberto Pelúcio foi José Alves Bernardes.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Carmo da Cachoeira e o Vale do Sapucahy.
Artigo Anterior: O inventário, a igreja e o bar.

1. José Alberto Pelúcio p. 101, de Templos e Crentes - Baependi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.