Imagem barroca da fazenda Itamaraty, Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: Nossa Senhora e o Menino.
Imagem anterior: A formatura de Silvio Reis do Carmo Pinto.

Comentários

projeto partilha disse…
A conversão do sertão capelas e a governamentalidade nas Minas Gerais. Trabalho de Francisco Eduardo de Andrade. Doutor em História pela USP. Pesquisador - UEMG/Arquivo Judicial de Pitangui. Rua Alegrete, 480/306 - Sagrada Família - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 31 035-380. franciscodea@hotmail.com
Artigo recebido em 27/06/2006. Aprovado em 22/03/2007. Disponibilizado em:
www.scielo.br/scielo.php?

RESUMO

O artigo trata da instituição das capelas no território das Minas Gerais, considerando a sua significação política e a sua relação com o enquadramento social da população. Procura-se avaliar essa prática de poder, desde a fundação pelos patronos coloniais até o reconhecimento eclesiástico e régio. Observando-se os laços políticos na segunda metade do século XVIII, verifica-se ainda que as capelas, mecanismos de poder senhorial e de normalização dos súditos, tinham um papel fundamental na governamentalidade do Estado, especialmente nas fronteiras.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.