Detalhe da mata na fazenda Caxambu, Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Na fazenda do Caxambu, águas cristalinas brotam das pedras e, sem conhecer os vícios, são claras como a pureza e as pessoas que aí estão como seus guardiões. Respira-se neste local pleno em umidade singeleza e simplicidade - lembranças do passado.

O ambiente singelo é decorado e moldurado apenas com elementos da natureza - humana, vegetal, animal e mineral, entre outros reinos, manifestados neste ambiente. As fortes presenças do Curral e seus falantes moradores que, com seus espaçados mugidos integram-se a paisagem em plena sintonia ao cântico dos pássaros, e o burbular das águas que movem o Moinho. No Muro de Pedras, a lembrança da abençoada mão daqueles que o construiu, nos idos anos do Brasil Colônia.

Bem próximo desta Centenária fazenda do Caxambu está o Cemitério dos Escravos, Município de Carmo da Cachoeira, no sul de Minas Gerais.Onde estarão os documentos que nos apontem e contem a história de nossas origens?

Manoel Antônio Rates,Rattes,Raty,Rati e dona Maria da Costa Moraes, presentes neste território, nos idos anos do século XVIII, nós os buscamos e gostaríamos de saber onde vocês nasceram, cresceram, se casaram e tiveram seus filhos. Onde? Onde? Onde?


Comentários

projeto partilha disse…
Ainda estamos por entender o tipo de ligações entre o pessoal das ABELHAS (seu fundador, o tropeiro Joaquim Fernando Ribeiro de Rezende (Fernandes),filho de dona Josefa Maria de Rezende e Severino Ribeiro, casado com uma neta Ângela de Moraes Ribeiro (Ribeira/Moraes) por seu filho José Joaquim Gomes Branquinho - da Fazenda Boa Vista, com o pessoal de "Gouvêa/Gouveia/Alves Pedrosa.
Na descendência do pessoal das Abelhas já entram os "NAVES", e sobre esta família existe um site disponível: Família Naves: 30 Dezembro 2008 - Windows Internet Explorer.
familiaresnaves.blogspot.com/
O pessoal da Fazenda das Abelhas moram aí, inclusive dona Bertulina, irmã do nosso bem humorado, querido, octogenário e proprietário da Fazenda Paiol das Abelhas (dados de 2009), senhor GENTIL.
projeto partilha disse…
Oswaldo Giovannini Jr e Maria da Graça Floriano, em texto datado de 26-4-2005, sob o título "Rota de Curas Milagrosas em Minas Gerais, situa o Município de Carmo da Cachoeira.
O texto inicia-se com a seguinte chamada:
Levantar pontos criteriosamente e divulgá-los é importante como referência para pesquisadores (...) para a preservação e o respeito por culturas locais (...).
Em Carmo da Cachoeira, na zona rural, localiza-se uma fazenda cujo agrupamento se auto denomina, Figueira. A princípio é um monastério que surgiu há 14 anos e que tem como liderança um homem chamado Trigueirinho, autor de inúmeros livros esotéricos. É um local onde pessoas sem uma identidade confessional, religiosa ou política se dedicam ao aprimoramento espiritual e à vida simples (...).
Cf.: site - Rota de Curas Milagrosas em Minas Gerais - Turismo, Cultura e Lazer - ETUR - - Windows Internet Explorer.
www.etur.com.br/
projeto partilha disse…
Caro leitor

A finalidade da publicação deste livro é no sentido de oferecer aos lavrenses e turistas uma obra útil a indicar os principais motivos históricos, geográficos, artísticos, políticos, culturais, vultos de Lavras, sua história, sua gente.
Este compêndio contém informações importantes sobre a cidade e está inteiramente ilustrado com fotografias coloridas e em preto e branco que servirão para o leitor ver, conhecer e recordar Lavras.
É um retrato de corpo inteiro, um painel da minha paixão
LAVRAS - ANTUÁRIO DA CULTURA BRASILEIRA -
José Alves Andrade.

José Alves Andrade, filho de Benedito de Pádua Andrade e Elvina de Abreu (D. Noca), casado com Maria Sueli Pereira de Andrade, amigo do acadêmico Sebastião Naves da Silveira, entre muitos, muitos outros. É autor do livro, "Lavras, sua história, sua gente.

Cf. site: LAVRAS, SUA HISTÓRIA, SUA GENTE - Lavras, its history its people: LAVRAS, SUA HISTÓRIA, SUA GEN - Windows Internet Explorer

lavrassuahistoria.blogspot.com/
projeto partilha disse…
A imagem de hoje só foi possível de ser vista graças ao trabalho voluntário de EVANDO PAZINI. A ele, gostaríamos de deixar registrada a nossa profunda e eterna gratidão.
projeto partilha disse…
Vim para servir e parto com alegria.


HOMENAGEM PÓSTUMA A ANACHARSIS RATTES, falecido em 23.02.2009, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

"não criamos nada, apenas levantamos os véus, e revelamos a LUZ já em nós".

Anacharsis, que sua guiança interna possa direcionar seus novos percursos a partir de agora. Que essa guiança seja a única bússola a lhe indicar os novos caminhos.

Uma poesia, um até breve ... ...

Autora - Arita Damasceno Pettená.

Quando em mim tudo for silêncio
e a própria vida esvair-se
nas esteira das águas flutuantes,
hei de buscar, no primeiro ancoradouro,
o porto seguro para meus sonhos todos.
Que importa que haja ondas revoltas.
ameaçando um casco acorrentando.
Quero respirar, no último momento,
a esperança diluindo-s em espumas,
espumas desmanchando-se em esperanças.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.