A venda da Fazenda Três Barras em 1911.

Escriptura de compra e venda que entre si fazem como outorgante vendedor Manoel Pinto Teixeira e como outorgante comprador o Capitão Francisco de Assis Reis, como adiante se vê:

Saibam quantos este público instrumento de Escriptura de compra e venda virem que, sendo no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil novecentos e onze, aos quinze dias do mez de junho do mesmo anno, neste districto do Carmo da Cachoeira, Comarca de Varginha, Estado de Minas Geraes, compareceram em meu cartório como outorgante vendedor Manoel Pinto Teixeira residente neste districto e como outorgado comprador o Capitão Francisco de Assis Reis, também morador neste districto, cada um de sua parte, conhecidos ambos de mim Tabellião e das duas testemunhas abaixo assignadas, e estas também de meu conhecimento, do que dou fé; e por elles outorgante e outorgado, em presença das mesmas testemunhas me foi dito que, sendo o primeiro outorgante possuidor de uma sorte de terras de trinta alqueires de oitenta braças quadradas, sita na Fazenda das Três Barras¹neste districto, em sociedade com sua Mãi e irmãos, a qual houve por sucessão de seo finado pai Domingos Alves Teixeira (...). Assinam como testemunhas: Augusto Ribeiro Naves e Pedro Juvêncio de Sousa, perante mim tabellião que esta escrevi e assigno. Adelino Eustachio de Carvalho. Carmo da Cachoeira, 15 de junho de 1911.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: O testamento do Padre José Dias de Carvalho.
Artigo Anterior: Declaração Universal dos Direitos da Água.

1. A fazenda, cuja sede foi demolida (5 anos), fica bem próxima do Porto Flora, no Rio Verde.

Comentários

Junior Caldeira disse…
Capitão Francisco de Assis Reis - meu bisavô. Pai de Lourival de Campos Reis - meu Avô. Lourival de Campos Reis foi casado com Zuleika Caldeira Reis (AVÓ).
Capitão Francisco, era filho do Alferes Manuel dos Reis e Silva casado com Ana Generosa de Souza Meirelles, NETO do Capitão Manoel dos Reis e Silva com Dona Mariana Vilela do Espírito Santo.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.