O sesmeiro Capitão Thomé Martins da Costa.

Documento encomendado pelo Projeto Partilha.
Transcrição de
Edriana Aparecida Nolasco

Tipo de Documento - Sesmaria.
Ano - 1765 Caixa - 30.
Juízo da Sesmaria - Capitão Thomé Martins da Costa.
Local - São João del Rei.

Fl. 01

Autuação de duas petições e uma carta de sesmaria do acima nomeado Capitão Thomé Martins da Costa.
Data - 15 de outubro de 1765.
Local - Rio Verde. Freguesia da Campanha do Rio Verde. Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Fl. 04

Carta de Sesmaria

(...) por sua petição o Capitão Thomé Martins da Costa que da outra parte do Rio do Peixe confinante com o Rio (...) se achava um sertão inculto chamado dos negros (...) onde o suplicante queria fazer uma Fazenda (...).

Fl. 08

Auto de demarcação e medição
data - 15 de outubro de 1765
Local - na outra banda do Rio do Peixe da Freguesia da Campanha do Rio Verde. Termo da Vila de São João del Rei. Minas do Rio das Mortes.


(...) foi eleito para o lugar do Pião uma chapada de mato virgem que verte para dentro das terras da dita sesmaria (...).

(...) seguindo pelo rumo do nordeste por ele mediram cem cordas que findaram em uma chapada de campo que divide pelo dito rumo por uns (...) campos e matos o que pertence a dita sesmaria (...) onde meteram um pau nativo de embira, e confronta este rumo com terras da Santa Fé (...).

(...) seguindo o rumo do sudoeste por ele mediram cem cordas que findaram em um Espigão de matos e campos (...) onde meteram um pau nativo de (?) (...) e confronta este rumo com matos de Bento Ferreira.

(...) seguindo o rumo noroeste por ele mediram cinquenta cordas que findaram no alto da serra (...) onde meteram um pau nativo de bálsamo (...).

(...) seguindo o rumo do sueste e por ele mediram cinquenta cordas (...) que findaram ao pé de uma catanduba (...) onde meteram um pau nativo chamado canela preta (...) e confronta este rumo com terras do dito sesmeira (...)

* O sesmeiro tomou posse em 18 de outubro de 1765.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria:
Artigo Anterior: A sesmeira Maria do Rozário de São Bento Abade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.