O caminho para o cemitério da Chamusca.


Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: Meninas de véu em uma procissão d'antanho.
Imagem anterior: Godofredo José Caldeira da Vargem das Boiadas.

Comentários

projeto partilha disse…
Neste dia estavamos acompanhados do Sr. Santos Chagas, um octogenário lúcido e conhecedor detalhado de nossa história.Ele é proprietário,através de herança,de muita terra nesta região. Morador em Carmo da Cachoeira, é pai de Renata Chagas, vereadora reeleita em 2008. É tio de um ex- presidente da Câmara, Francisco Chagas. O distrito do Palmital do Cervo é responsável pela maioria dos votos desta família. Tanto o Chiquinho, como a Renata fizeram um bom trabalho enquanto vereadores.
A foto é de EVANDO PAZZINI.
projeto partilha disse…
Manoel Ignácio de Abreu aparece em vários eventos. Na Freguesia do Carmo da Cachoeira, em atos religiosos e fora daqui em eventos que o relevam um cidadão ativo na sociedade em que viveu.
Tendo como fonte, a Divisão de Acervo Histórico. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, os pesquisadores Sidney Rolim de Freitas e Walmir Rolim de Freitas levantam um documento histórico de grande importância: Site - Ilustríssimos Excelentíssimos Senhores da Assembléia Provincial - Windowns Internet Explorer
http://www.ibiuna.sp.gov.br/ ...
Cabe-nos aprofundar se se trata da mesma pessoas. Lembrando que Sorocaba foi um ponto geográfico marcado pelo recebimento do gado sulino, portanto, ponto de nossa ligação, através de tropeiros e boiadeiros. Ibiúna, São Roque estão nessas imediações. Para nós ainda paira a dúvida do termo "Mandu", presente no inventário de descendentes de MANOEL ANTONIO RATES (Rattes/Raty). Seria Pouso Alegre? Seria o Mandu da região estuda hoje?
projeto partilha disse…
Vejam que o cemitério está no fim da estrada, e sob esta belíssima paisagem. Deixamos para trás São Thomé da Letras.
projeto partilha disse…
O Projeto Compartilhar publicou atualizações, entre elas, em 04-janeiro-2009. Aportes à Genealogia Paulistana no Sul de Minas.

Cf. Francisco Gomes Nogueira. Aparece em "Bicudos", Silva Leme, Francisco Gomes Nogueira Cobra casado com Francisca ... . Teve 9-1 Magdalena casada com F. Brandão. Em Projeto Compartilhar, conforme poderá verificado em seu site:

Francisco Gomes Nogueira casou-se com Francisca de Paula Rodrigues Nogueira, moradores que foram em Lambari, Minas Gerais (...) Fazenda Sertãozinho e casa no Arraial de Lambari.

Cf. também as atualizações feitas pelo referido Projeto Partilha:

4-7 Maria Freire, casada com Estevão Pereira dos Santos.
e
4-9 Gertrudes de MORAES Freire, casada com João Vaz de Sequeira (Siqueira).
projeto partilha disse…
O Projeto Partilha encomendou e disponibilizou uma série de medições de Sesmarias, no entanto, pouco, ou quase nada informou sobre o assunto. Uma das consultas feitas pelo Projeto Partilha em seus estudos, foi um texto elaborado pelo doutorando em 2007, pela Universidade Federal Fluminense, Francisco Eduardo Pinto - As sesmarias da Comarca do Rio das Mortes nas nascentes do São Francisco. Está disponibilizado em http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/F...
Associação Nacional de História - ANPUH.
XXIV Simpósio Nacional de História.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.