O livro da família Reis, coragem e trabalho.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha
Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Comentários

projeto partilha disse…
Domingos dos Reis Silva, casado com dona Andreza Dias de Carvalho foram pais de MANOEL DOS REIS SILVA (I) e sogros de dona MARIANA VILELA DO ESPÍRITO SANTO.
Manoel e Mariana moraram na FAZENDA DO COURO DO CERVO, possivelmente, no espaço compreendido na citação feita por Domingos e Andreza, às fl. 09 verso, de seu testamento e inventário: BENS DE RAIZ.
"(...) Declarou a dita inventariante haver outra fazenda composta de vários campos e matas virgens e capoeiras sem casas de vivenda sita na Freguesia de Lavras do Funil que parte de uma banda com a fazenda do alferes JOSÉ GOMES BRANQUINHO e de outra com MANOEL GONÇALVES CHAVES e de outra com SIMÃO DA SILVA TEIXEIRA e com ANTONIO FURTADO e de outra com MANOEL ANTONIO RATES e MANOEL FERREIRA GUIMARÃES (...)"

Um ponto que ainda está sendo revisto, é a questão da ancestral dona Francisca Pereira da Silva, filha de Manoel Pereira da Silva e de dona Joana. São presenças importantes na formação social deste território em estudo.
projeto partilha disse…
O livro de genealogia acima apresentado é de autoria de JOSÉ OVÍDIO REIS, conforme tivemos oportunidade de ler em comentário anterior.
JOSÉ OVÍDIO REIS foi casado com dona Nelly Gomes Reis, nascida na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 30 de junho de 1923. Não tiveram filhos.
Nelly Gomes Reis tinha 3 irmãs: Nilza Gomes Mendes; Elza Gomes Eisenwiener e Daisy Marisa de Ferreira Gomes. Sobre esta família, José Ovídio dedica as p. 245/6/7/8 de sua obra. JOSÉ GOMES NOGUEIRA, cidadão ativo em Varginha, constituiu a primeira diretoria da Associação Comercial e Industrial da Cidade, sendo seu primeiro Secretário na primeira gestão. Tanto José Gomes Nogueira, bem como José Ovídio, foram sócios fundadores, no ano de 1955, do Rotary Club da mesma cidade. José Gomes Nogueira foi também proprietário, no ano de 1918, da Farmácia São José. Seu nome é perpetuado no Município através de denominação de uma rua da Cidade, na Vila Pinto.

ÁRVORE GENEALÓGICA DE JOSÉ GOMES NOGUEIRA, por José Ovídio Reis.

1 - José Gomes Nogueira, Farmaceutico, nascido na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 15 de dezembro de 1897, filho de Antonio Gomes Sobrinho, funcionário dos correios da cidade de Campanha e Varginha e de Leopoldina Cândida Nogueira. Neto-paterno de Francisco José Gomes, fabricante de fogos e artifícios e Maria Francisca de Jesus. Neto-materno de Francisco Ribeiro da Silva e Rita Barbara Nogueira. José Gomes Nogueira casou-se aos 24 de maio de 1899 com Romilda Salles Gomes, nascida na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 12 de setembro de 1902, falecida aos 10 de janeiro de 1986, filha de José do Patrocínio Salles, casado na cidade de Varginha, - Minas Gerais, com Ana Ferreira Sales.
:.:.:.:.:.:.:.:

Filhos de José do Patrocínio Salles e de Ana Ferreira Salles:

- Hercy Salles de Oliveira

- Eunice Salles Gomes

- Romilda Salles Gomes

- Maria Salles Bittencourt

- José Ferreira Salles

- Ana Ferreira Salles

- Júlia Noemi Salles Paiva

- Hermínia Ferreira Salles.
projeto partilha disse…
Maria do Espírito Santo, é chamada por JOÃO AMILCAR SALGADO de Maria do Espírito Santo Garcia, filha de Diogo Garcia e Júlia Maria da Caridade. J. Amilcar Vilela tem um trabalho em andamento, "Genealogia da Família Alves Vilela". Em foco os "Vilelas de Santana do Jacaré". Seu texto básico de apoio foi escrito por José Gomide Borges.
Aí estão os "Vilela Frazão"; Vilela Carrijo"; "Alves Vilela".
Um excelente trabalho disponibilizado.
projeto partilha disse…
Francisco Alves Vilela, foi genro e inventariante de MARIA UMBELINA DE SOUZA, casada com Manoel Antonio da Costa Lima.
Maria Umbelina foi inventariada no ano de 1876 e seu inventário está disponibilizado pelo PROJETO PARTILHA.
projeto partilha disse…
No estudo desenvolvido nos comentários da página de ontem, aparece o nome de DOMINGOS ANTONIO PEREIRA. Sua numerosa descendência é estudada por AMÉRICO ARANTES PEREIRA, em descendentes de Domingos Antonio Pereira. Ribeirão Preto. Américo tem muitos outros estudos que valem a pena conhecer.

Antonio da Costa Lima, casado com Gertrudes Maria de Jesus é filho de Domingos. Eles são pais de Lourenço Antonio Pereira, genro de ANTONIO CORREA AFONSO, falecido em 1823, e casado com dona Francisca Maria de Jesus (ou da Encarnação). A família "Correa Afonso" (Afonço) uniu-se, através dos laços do casamento,com as seguintes famílias: "Pereira"; "Morato"; "Pimenta de Godói"; "Costa Lima"; "Nascimento"; "Alves Pereira"; "Moreira de Andrade"; "Ferreira da Costa"; "Souza Monteiro".
projeto partilha disse…
Transcrição feita por Edriana Aparecida Nolasco a pedido do Projeto Partilha.
Tipo de documento - SESMARIA
Ano - 1780 Caixa - 02
Sesmeiro - Francisco Martins Luz.
Local - São João del Rei.

AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO DE CARTA DE SESMARIA.
Data - 05 de abril de 1780
Local - Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei e Comarca do Rio das Mortes em um sítio chamado do RIO DO PEIXE em casas de morada do sesmeiro Francisco Martins da Luz.

(continua)
projeto partilha disse…
(continuação)
SESMARIA de Francisco Martins Luz, ano de 1780.
Fl.03
CARTA DE SESMARIA

Dom Antônio de Noronha do Conselho de sua Majestade Fidelíssima (...)

(...) Francisco Martins da Luz está cultivando uma Fazenda de terras e cultura que comprou a JOÃO DA CUNHA no caminho da CAMPANHA DO RIO VERDE, Comarca do Rio das Mortes e porque parte das terras da referida Fazenda se acha sem Título de Sesmaria como é um CAPÃO chamado das ABELHAS com outros matos e capoeiras que partem de uma banda com terras do Capitão Manoel da Costa Villas Boas e Joaquim José de Freitas e da outra com as de Manoel Ferreira Guimarães e da outra com as de José Marcelino de Azevedo e com as da mesma Fazenda do suplicante (...) requer meia légua de terra em quadra na dita Paragem fazendo Pião (...)

Fl.06
AUTO DE MEDIÇÃO
Data - 06 de abril de 1780.
Local - Freguesia de Santana das Lavras do Funil do Termo de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes na Fazenda do Rio do Peixe.

(...) elegeram para o lugar do Pião um campo coberto de catanduba fechada que fica entre o CORGO DOS PINHEIROS e outro que vem da SERRA DAS ABELHAS que ambos desaguam no RIBEIRÃO chamado DOS BARREIROS e aí em um pau nativo chamado jacarandá se lavraram quatro cruzes viradas para os rumos que haviam de seguir (...) Seguindo o rumo do sueste mediram quatorze cordas que findaram em um lançante de campo adiante do campo, digo, adiante do CORGO DOS PINHEIROS (...) e aí meteram um mourão de pau de arueira (...) e confronta este com terras do sesmeiro (...)
E seguindo o rumo do sudueste mediram noventa e oito cordas que findaram em um CORGO QUE VERTE DA SERRA DAS ABELHAS e desagua no dito RIBEIRÃO DO BARREIROS (...) e aí fincaram um pau nativo de cedro ao pé de uma cachoeira do sobredito corgo (...) confrontando este rumo com terras da sesmaria de José Marcelino de Azevedo, sendo a divisa de ambos pelo dito corgo.
Seguindo o rumo do noroeste mediram oitenta e oito cordas que findaram ao pé de um lagrimal que verte da SERRA DAS ABELHAS e aí em um pau nativo de óleo fora do rumo (ilegível) uma cruz (...) confrontando este rumo com MANOEL FERREIRA GUIMARÃES.
Seguindo pelo rumo do nordeste mediram cem cordas que findaram em um capão alto de mato próximo a um campo que verte ao rito RIBEIRÃO DO BARREIRO (...)

* o sesmeiro tomou posse em 07 de abril de 1780.
Raissa M. Vilar disse…
Olá prezados!! Sou descendente da família Reis, do Sul de Minas Gerais (particularmente de 3 Corações e Cambuquira) e sou apaixonada por genealogia. Gostaria de saber se posso ter acesso a este livro da família Reis para saber mais da minha família. Sou neta de Honestália dos Reis, filha de Javert Batista dos Reis, filho de João Batista dos Reis e Honestália Augusta dos reis. Aguardo resposta!
Rafael disse…
Meu nome é Rafael Almeida dos Reis achei muito legal isso me interessei pela minha Descendência como o Brasão da familia Reis
adriana disse…
Caríssimos,

como faço para adquirir esse livro??? sou descendente da família Reis de São João del Rei meu bisavó era o Sr Maximiano José dos Reis casado com Maria Francisca de Paula dos Reis(sei que ela tinha as irmãs Lindéia e outra Germana e ele tinha o irmão Manoel José dos Reis) tb tem outro parente conhecido chamado João Garrafinha...algo assim...estou montando a genealogia e gostaria de obter todas as informações sobre a família na região. quem puder ajudar desde já agradeço.
adriana cláudia dos reis - BH
aguardo retornos
Pablo Reis disse…
Pablo dos Reis...
Prezados muito me interesso pela genealogia da familia Reis, sobretudo meus pais e avós eram de minas gerais, meu avô chamava-se Bernardino dos Reis Filho casado com Erotildes Arnalda dos Reis (Corinto - Minas Gerais). Desde já agradeço.
Boa noite amigos.. Fiquei muito interessado pelo livro da Família Reis.. Como faço para consegui - lo? Obrigado!
Prezado Senhor Rodrigo,

Essa edição já está esgotada, pois foram feitos poucos exemplares que estão em mãos dos familiares.

Uma escritora de nome Marlúcia, residente em Varginha - Minas Gerais, recentemente lançou uma versão atualizada, no entanto temos tentado por diversos meios conseguir, mas até o momento não tivemos sucesso.

Agradecemos sua participação.
Unknown disse…
Sou descendente dá família Reis. Meu pai, nasceu em Ubá - MG, em 1903. Era filho de Gabriel Reis e Mariana Paiva Reis. Meu email. : angela angela13reis@yahoo.com.br.
Gostaria de adquirir o livro e toda informação sobre a família.
feliphereis disse…
Minha família também é de Ubá MG, sou neto de Margarida Maria dos Reis e bisneto de José Henrique dos Reis e Maria Corsina dos Reis. Qualquer informação o e-mail é feliphereis@gmail.com. Obrigado Feliphe dos Reis.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.