O casamento de Bento de Faria Neves.

Na Casa Paroquial de Lavras, onde sempre somos atendidos com muita cortesia e amabilidade pela Secretária e Guardiã de preciosos documentos lá arquivados, encontramos um registro muito especial para os cachoeirenses.

Como temos reiterado inúmeras vezes, muitos dos livros são de difícil leitura e, "nos antigamente", um tipo de organização pouco formal. Assim, num deles, e às fls.166, está escrito o seguinte:

"Aos dez dias do mes de fevereiro de 1791 nesta Matriz (...) casam Bento de Faria Neves, filho legítimo de Bento de Faria Neves e de Ana Maria de Oliveira, e dona Ricarda Felícia de Moraes, filha legítima de Nicolau Martins Saldanha e dona Ignácia Maria de Barros, naturais e batizados nesta freguesia de Santa Ana (...) ". Foram testemunhas, Antonio Ribeiro da Costa e o ajudante Francisco Gonçalves de Azevedo. O Coadjutor foi Flávio Antonio de Moraes Salgado."

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Um sitiante na paragem do Rio Grande em 1744.
Artigo Anterior: Oficializado o hino de Carmo da Cachoeira.

Comentários

projeto partilha disse…
Documento transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido do Projeto Partilha.

Tipo de documento - Sesmaria.
Ano - 1779 Caixa - 15
Sesmeiro - Antônio Gonçalves Penha, Filho.
Local - Sítio do Bom Jardim. Freguesia de Baependi. Termo da Vila de São João del Rei.

Fl.01
SESMARIA ENTRE O RIO DO PEIXE E INGAÍ NO SÍTIO DO BOM RETIRO. AUTUAÇÃO DE PETIÇÃO E CARTA DE SESMARIA DE ANTÔNIO GONÇALVES PENHA, filho.

Data - 31 de julho de 1779.
Local - Sítio do Bom Jardim. Freguesia de Baependi. Termo da Vila de São João del Rei. Minas. Comarca do Rio das Mortes.

Fl.02
Diz Antônio Gonçalves Penha com assistência de seu Pai o alferes Antônio Gonçalves Penha (...)

Fl. 03
CARTA DE SESMARIA
(...) por sua Petição Antônio Gonçalves Penha que entre os Rios do PEIXE e INGAÍ. Termo da Vila de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes e Freguesia de Baependi se achavam terras devolutas por não estarem tituladas com Sesmaria as quais seu Pai o alferes Antônio Gonçalves Penha ouve por compra e lhes faculta especialmente onde chamam a PICADA ...

Fl.06v.
AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO
Data - 28 de julho de 1779.
Local - Freguesia de Baependi. Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes em o sítio chamado Bom Retiro.

(...) foi eleito para o lugar do Pião um morro de campo defronte da casa que foi do falecido FRANCISCO OLIVEIRA e verte para a mesma casa e ali meteram um Pião de Candeia.

(...) seguiram o rumo do leste e por ele mediram noventa e uma cordas que findaram em um campestre defronte da casa de CLÁUDIO LEME DE BRITO e verte o dito campestre para o mesmo CLAUDIO e para divisa meteram um mourão de pau de candeia (...) e confronta este rumo com terras do alferes ANTÔNIO GONÇALVES PENHA, pai do dito sesmeiro ...

(...) seguiram o rumo do este e por ele mediram vinte e cinco cordas que findaram em um corgo chamado Cachoeira e para divisa meteram uma cruz em um pau nativo de óleo (...) e confronta este rumo com terras de Luís Alves Taveira.

(...) seguiram o rumo sul e por ele mediram cento e quatro cordas e findaram em um espigão de mato chamado PICADA e para divisa lavraram um pau nativo de peróba (...) e confronta este rumo com terras dos herdeiros do defunto CUSTÓDIO PACHECO ...

(...) seguiram o rumo do norte e por ele mediram oitenta cordas que findaram em uma vertente de campo nas cabeceiras de uma restinga que verte para o córrego do do AREÃO e para divisa meteram um pau ou mourão de candeia.

Fl.09
TERMO DE DESISTÊNCIA
Data - 30 de julho de 1779
Local - Fazenda do Bom Jardim em casas do Alferes Antônio Gonçalves Penha. Termo da Vila de São João del Rei.
Presentes - Antônio Gonçalves Penha com assistência de seu Pai o alferes Antônio Gonçalves Penha.

(...) por ele foi dito que suposto com a medição de sesmaria tinha coberto algumas terras no rumo do oeste do córrego chamado Cachoeira todas as terras que ficam para a parte do mesmo rumo do Este delas fazia desistência e de todo o Direito e domínio e ação que tinha ou podia ter nelas na pessoa de Luís Alves Taveira ou na pessoa de quem direito for a saber correndo o dito córrego da Cachoeira acima até a última cabeceira e daí cortando rumo direito ao caminho da PICADA e daí pelo caminho adiante tudo o que verter a sesmaria que presente mede o dito Luís Alves Taveira. E logo pelo dito Luís Alves Taveira que presente estava foi dito que ele aceitava a dita desistência da mesma forma que lhe era feita (...)

* O sesmeiro Antônio Gonçalves Penha tomou posse em 31 de julho de 1779.
projeto partilha disse…
Uma referência a FRANCISCO GONÇALVES PENHA.

Bens de Raiz que aparecem no Inventário de FRANCISCO CUSTÓDIO DA VEIGA. Conferir: Projeto Compartilhar 5. Os termos são os seguintes:
- Fazenda denominada "Tatu" do Retiro do Rio Grande que divide com terras de Quirino dos Reis, FRANCISCO GONÇALVES PENHA, e o coherdeiro Antônio Francisco Tavares - 5:000$000.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.