Missa Cantada de Natal - Carmo da Cachoeira.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Dia 25 de dezembro de 2008 - 10 hs e 19hs.

A harmonia em Cachoeira - 2ª edição, 2008
A chave do mistério cósmico está na música. É ela que faz a alma ressoar em harmonia.” ¹

A comunidade cachoeirense e sul-mineira terá a oportunidade de presenciar uma dádiva de Deus, a música sendo uzada como forma de louvor e adoração.

Em um mundo onde o pequeno menino Deus é cada vez mais abandonado em um monte de presentes, um grupo de cachoeirenses se propos e estará realizando a Missa Cantada de Fim de Ano, que será apresentado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. É um trabalho voluntário, ao qual se dedicaram com muito afinco e zelo, com um único objetivo: trazer mais perto do coração dos cristãos a mensagem e a presença de Deus.

Participantes:
» Canto pelo Coral de Carmo da Cachoeira sob a regência de Francis Vilela
» Apresentação de Maisa Nascimento, Larissa Amaral e Vânia.

Trechos cantados:
» Senhor, quem entrará;
» Kyrie Eleison;
» Vinde cristãos;
» Salmo, cantado; e
» Noite Feliz.

1 - ÉPOCA. Revista Semanal de Informação, número 429. 7 de ago/2006. Artigo: O Senhor do Universo, o cientista brasileiro, Marcelo Gleiser. Editora Globo S/A. São Paulo, S.P. Gráficas: Plural Gráfica e Editora Ltda, p.p.78 a 89.

Comentários

projeto partilha disse…
Os fiéis que optarem para cumprir seu preceito de natal assistindo a Missa das l0 horas, deste dia 25 de dezembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, foram brindados com a presença do Coral Nossa Senhora do Carmo. Sob a regência do pianista Francis Vilela, os passos da missa foram todos cantados. A entrada - o grupo apresentou, "Senhor, quem entrará;
O Ato penitencial - Kyrie Eleison;
O Glória - "Vinde irmãos";
O Salmo foi cantado;
O evangelho - Buscai primeiro o Reino de Deus;
Ofertas - Adeste Fidelis;
O Pai-Nosso foi cantado;
O Santo - "Santo, Santo é o Senhor";
A comunhão - Noite feliz;
Saída Panis Angélicus e uma homenagem a Nossa Senhora.
O celebrante foi Pe. André Luiz da Cruz, pároco desta Matriz. Em sua fala lembrou os fiéis a forma cristã de comemoração do nascimento do "Menino Jesus", ou seja, procurando ver em sua presença aquele que veio para redimir a humanidade, abrindo-lhe a porta para a trajetória espiritual. Retransmitiu a Mensagem de Natal deixada pelo Papa Bento XVI, na qual pedia a esperança para àqueles que sofrem com a guerra, o terrorismo, a injustiça e a pobreza. Houve em sua Mensagem um destaque para a Terra Santa e induziu a prática da solidariedade autêntica.
O Coral Nossa Senhora do Carmo é constituído por 4 naipes: Soprano; Contrautos; Tenor e Baixos. O naipe Soprano, formado de três integrantes: Beatriz (Bia do Caçamba); Luciana (Lu do Caçamba); Aparecida (Cida do Mané). O naipe Contraltos, formado por 4 coralistas: Vânia, Maisa, Milena e Larissa. Como Tenor, Sebastião de Jesus Mariano (Tiãozinho), intérprete do Hino do Sesquicentário de Carmo da Cachoeira em parceria com Jovâne. Como Baixos estão os coralistas: Maurício; André; Felipe e Francisco Vitor de Nascimento (Chiquinho do Táxi).
Certamente, foi o mais lindo e singelo presente de Natal recebido pelos fiéis cachoeirenses e condizente com a pregação de Pároco durante a Missa - O Natal como comemoração do nascimento do "Menino Jesus" - o Deus na Manjedoura, deve nos induzir ao exercício e prática dos valores espirituais e perenes. Estes deverão sobrepor aos valores materiais, terrenos.
O Projeto Partilha congratula-se com o grupo pela primeira apresentação da MISSA CANTADA DE NATAL, nesta manhã natalina. Deseja o mesmo êxito na apresentação da Missa vespertina, que acontecerá às 19 horas.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.