Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

A família Moraes Raposo entre os povoadores.

Já temos um velho conhecido, na família "Moraes Raposo", e que continuamente aparece durante nossas buscas e documentos. É o paulista, um dos primeiros povoadores do Rio das Mortes, Capitão Mor (1708) e primeiro presidente da Câmara de São João del Rei (1713), Pedro de Morais Raposo (Moraes), casado com dona Ana Moreira de Godói (Godoy) e filho do coronel Carlos de Morais Raposo (Moraes) e de dona Maria Raposo.

Agora, buscamos quem foi José de Moraes Raposo, irmão Helena de Moraes, casada com Jacome Fernandes das Neves. Jacome faleceu aos 02 de maio de 1760, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Ana das Lavras do Funil. Sua mulher, Helena de Moraes, no inventário diz, ser sócia de seu irmão, José de Moraes Raposo, no sítio onde morou, na paragem chamada Cachoeira.¹

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: O ribeirão do Carmo em Carmo da Cachoeira.
Artigo Anterior: Provisão de algumas ermidas sul-mineiras.

1. Projeto Compartilhar: Estudo Jacome Fernandesdas Neves.

Comentários

nilson0707 disse…
Bom dia, Leonor

Não sei a quantas anda a sua pesquisa sobre os ascendentes de Francisca de Macedo e Moraes.
Eu coletei alguns dados que remontam a Portugal,por volta de 1450. Caso vc se interesse, peço me fornecer o seu e-mail, pois a pesquisa é meio extensa parapublicar no blog.
Anônimo disse…
Oi, Nilson. Gratidão. Meu e-mail é
leonrizzi@hotmail.com
Aguardo ansiosamente.

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.